Colheres ondulantes ACME.

Colheres ondulantes ACME.


A ACME Tackle Company é uma empresa norte-americana que se dedica quase exclusivamente ao fabrico de colheres ondulantes para a pesca: quer em água salgada, quer em água doce. Fundada em 1952, esta empresa teve como o seu principal impulsionador um pescador que depois de poucos anos a trabalhar na limpeza de joalharia, resolveu virar-se para a produção de amostras para a pesca. Começou com a criação de uma colher de pesca ondulante que teve imenso sucesso (a Kastmaster) e hoje em dia continua a apostar neste tipo de iscos tendo uma oferta muito mais variada.

Efectivamente, olhando à gama de colheres ondulantes oferecidas pela ACME, verifica-se que existem soluções para os mais variados tipos de pesca. Desde colheres extremamente pesadas a colheres com natações bastante erráticas passando por colheres com alto poder reflector, tudo está disponível numa mesma marca. Se bem que uma parte importante destas amostras se destinam sobretudo ao corrico de barco, existem muitas que podem ser utilizadas para o spinning ou então para o jigging vertical.

Especialmente para os pescadores de trutas, são propostas três soluções: a Thunderbolt, a Phoebe e a Kastmaster. As duas primeiras são propostas na versões de 5 gramas, enquanto que a última é sugerida na versão de 3,5 gramas. De acordo com as instruções do fabricante, cada uma destas colheres ondulantes deve ser utilizada de forma diferente na pesca à truta.

A Thunderbolt deve ser utilizada em pequenos ribeiros, especialmente nos poços. Os lançamentos devem ser realizados para montante e a recuperação deve ser relativamente rápida. Em poços mais profundos, deve-se deixar afundar a amostra, antes de começar a recuperação.

Por sua vez, a Phoebe é mais adequada à pesca em lagos. Deve ser utilizada para pescar as trutas que se encontram próximo da superficie. Para pescar mais fundo, deve-se utilizar um profundizador (downrigger – peso na linha) que permita colocar esta amostra na profundidade que desejamos.

Finalmente, a Kastmaster é adequada para rios. Esta colher deve ser lançada para montante, com a recuperação a ser realizada preferencialmente sobre poços ou perto de margens cavadas, ou seja com alguma profundidade. Para observar como esta amostra funciona, nada como ver o video abaixo:

Como era de esperar, é bastante dificil encontrar estas amostras nas lojas de pesca nacionais. Para terem acesso às mesmas, o melhor é tentar comprar através internet via sites de leilões ou em lojas de pesca internacionais.

Quando tiverem a oportunidade de as experimentar, não deixem de nos enviar o vosso feedback 🙂

Comentários Facebook - Trutas.PT
Related Posts with Thumbnails




Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.