Festival da Truta na Ilha da Madeira

Festival da Truta na Ilha da Madeira


Decorreu na semana passada, o Festival da Truta e da Sidra na freguesia de São Roque do Faial no concelho de Santana. Este foi um evento que se prolongou entre os dias 29 de Maio e 3 de Junho, e que promoveu a importância da pesca à truta como actividade turística na Ilha da Madeira. Tratou-se claramente de um espaço para os pescadores de trutas socializarem e praticarem o seu desporto favorito.

As actividades ligadas à pesca à truta, incluíram: visitas ao posto aquicola, concursos de pesca à truta, apresentação de gastronomia com base na truta e degustação de pratos com truta e sidra. Simultaneamente, também estiveram em constante funcionamento um conjunto de stands que apresentaram uma série de produtos ligados de forma directa ou indirecta a esta actividade desportiva.

O que importa salientar, é a importância que é dada à truta na Ilha da Madeira. Há uma clara consciência da importância deste nobre peixe como sendo uma mais valia para a região e isso tem-se traduzido numa acção directa de promoção da sua pesca. A pesca à truta é assumida como um nicho importante para a actividade turística na Madeira.

Pensamos que este tipo de iniciativas é um passo significativo para a afirmação do nosso desporto como uma mais valia turística que é necessário preservar. Neste caso concreto, a Ilha da Madeira parece estar muito à frente do continente, neste tipo de abordagem, e estabelece aqui um padrão que possivelmente deveríamos começar a levar mais a sério deste lado do oceano. Muitas poderiam ser as regiões com capacidade para avançar com este tipo de iniciativas, nomeadamente no Minho, no entanto, a preocupação a este nível não tem sido muito clara. Eventualmente, lá aparece uma ou outra iniciativa, onde a pesca à truta ou a truta aparecem como parentes pobres, mas nada que represente condignamente a beleza deste peixe e do nosso desporto.

Há que mudar este panorama e tentar caminhar para uma maior dinamização do conhecimento deste peixe e da sua pesca. Só com publicitação e chamada de atenção de larga escala é que podemos sensibilizar mais pessoas para as nossas causas, que no fundo são causas que interessam a todos 🙂

Related Posts with Thumbnails




Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.