História evolutiva das trutas

História evolutiva das trutas


Mais uma vez, e na sequência dos nossos interesses online, deparamos com um estudo interessante sobre a evolução das trutas, neste caso sobre a variante salmo trutta. O estudo foi realizado por Agostinho Pereira em 2001 e está disponível para consulta no repositório aberto da Universidade do Porto. O estudo tem uma forte componente científica, pois foi realizado para defender um Doutoramento em Biologia.

A principal mais valia deste estudo assenta na análise extremamente criteriosa que é realizada sobre a truta (salmo trutta) e a sua evolução, sobretudo a nível genético. É um estudo com uma forte componente científica e bastante específico, no entanto as partes de enquadramento, os resumos e conclusões, são de leitura mais fácil, e como tal, mais acessíveis para o pescador. Efectivamente, os pescadores podem beneficiar imenso desta leitura para conhecerem mais sobre o peixe que tanta paixão lhes desperta. Já muito se sabe sobre a truta, mas ainda há muito por descobrir, portanto interessa-nos conhecer ao máximo o nosso rival, para o poder desfrutar melhor, mas também para o poder conservar.

O estudo pode ser consultado através do link:

Achamos que este estudo pode ajudar-nos a passar algumas horas durante a época de defeso. Até ao dia 1 de Março de 2013, vamos ter muito tempo disponível, e para aqueles que desejam conhecer mais sobre as trutas, este é um estudo recomendável. Adicionalmente, alguns gestores de concessões de pesca desportiva podem também aprender algo sobre a gestão do património genético das nossas trutas.

Como em tudo na vida, mais informação de qualidade leva também a melhores decisões, quer numa perspectiva de pesca ou gestão dos recursos piscícolas.

Related Posts with Thumbnails




Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.