Concessão de Paradela do Rio!!

Concessão de Paradela do Rio!!




Nem de propósito, há pouco tempo lançamos um post sobre a possibilidade de existir uma concessão de pesca desportiva na Barragem de Paradela do Rio, e rapidamente veio a resposta. Desta vez, da parte das entidades oficiais, ou seja do ICNF, que recentemente publicou o respectivo despacho sobre esta matéria.

A concessão ficou entregue à Associação de Caça e Pesca da Cernada e inclui dois espaços de pesca diferentes:
– Um troço corresponde a 17,8 km na Barragem de Paradela, onde existem vários locais de protecção.
– Um troço de 12,034 km para jusante do paredão da Barragem, onde também existem zonas de protecção.

Fico claramente satisfeito com o facto de terem sido criadas zonas de protecção numa concessão de pesca tão grande, aliás algo que já tínhamos defendido neste site para a pesca à truta no Parque Nacional da Peneda-Gerês. Efectivamente, isto denota uma preocupação conservacionista por parte de quem vai gerir esta concessão e pode ser uma prática a disseminar por entre outras concessões. Esperemos também que os locais escolhidos, sejam aqueles onde se encontram as zonas de desova ou as maiores concentrações de juvenis.

Para mais detalhes, podem consultar o despacho na íntegra, abaixo:

Devido à dimensão desta concessão de pesca desportiva e ao local onde se encontra, a taxa anual aplicada à mesma é de 287,52 euros. Este valor parece-nos bastante reduzido e subestima claramente o valor da pesca à truta nesta zona. Certamente que se os direitos de pesca nesta zona fossem submetidos a leilão internacional, os valores arrecadados seriam muito mais elevados, mas muito mesmo!! Isto só me faz pensar … e pensar 🙂 sobre o que queremos deste país!!

Quanto às condições de exploração e formas de acesso a esta concessão, aguardamos que sejam publicadas e espero que tenham o mínimo de bom senso. Acho que merecemos mais e melhor pesca, especialmente no Parque Nacional da Peneda Gerês.

Pelo menos, há alguma esperança de voltar a pesca em Paradela do Rio … Já não é mau!! 🙂

Related Posts with Thumbnails


Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.