Graves problemas no Rio Lima

Graves problemas no Rio Lima

Na sequência de comentário realizado pelo Pingo Doce, achamos que é claramente importante chamar a atenção para a situação actual do Rio Lima, especialmente do lado Espanhol.

De acordo com noticia do El País referente à Galiza, verifica-se que o Rio Lima atravessa uma das suas piores crises. A noticia baseia-se numa série de acontecimentos ocorridos no mês de Novembro. A redução do caudal para níveis alarmantes em troços específicos do rio, a sobre-exploração das águas do rio e dos seus afluentes, e a poluição causada por aviários e pela agricultura intensiva são os principais problemas a afectar o Rio Lima na sua parte Espanhola.

O resultado mais claro desta situação é o facto da Barragem de Conchas estar totalmente contaminada com bactérias tóxicas. Para agravar mais o problema, a Confederação Minho-Sil planeia realizar uma limpeza das margens, o que poderá ser altamente contraproducente, pois poderá reduzir significativamente a capacidade de filtração dos resíduos da agricultura intensiva. A vegetação tem um papel importante nesta filtração.

Para mais sobre este assunto, podem consultar a versão original do El País que segue abaixo:

Com este panorama negro, não podemos ficar indiferentes a esta situação, pois os problemas do Lima não terminam na fronteira e mais tarde ou mais cedo vão bater à nossa porta. Se é que isso já não está a acontecer!! De facto, da última vez que passei pela Barragem do Lindoso, notei que as águas já estavam bastante esverdeadas e havia sinais de eutrofização significativa em zonas muito específicas.

Acho que as autoridades nacionais devem conduzir os testes devidos perante este tipo de situação e alertar pescadores e populações quando se verifique que está em causa a saúde pública. No entanto, a acção não deve ficar por aqui e deve-se procurar cimentar uma relação mais forte com as entidades do outro lado da fronteira para tentar sanar estes problemas. Caso contrário, estou a ver a situação mal parada, à medida que o rio vai perdendo água de qualidade e, consequentemente, trutas 🙁

Comentários Facebook - Trutas.PT
Related Posts with Thumbnails


Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.