Provas de pesca às trutas em 2013

Provas de pesca às trutas em 2013

Mais um ano que se inicia e mais uma temporada que se começa a preparar a vários níveis, incluindo a parte de competição. Tal como era de esperar, a FPPD (Federação Portuguesa de Pesca Desportiva) já publicou o calendário de competições de água doce para 2013.

No que diz respeito à pesca à truta, verificamos que existem apenas 3 eventos e unicamente na vertente pesca com isco artificial. Ao que parece, a pesca com isco natural deixou de fazer parte das opções da Federação. Gostaríamos de saber o porquê deste facto e achamos que num país com forte tradição de pesca à truta com isco natural, era de todo desejável que a mesma se mantivesse. Espero, sinceramente, que este não seja um primeiro sinal de uma tentativa disfarçada de começar a erradicar este tipo de pesca da nossa cultura desportiva. Quando praticada por pescadores experientes e com anzóis de tamanho razoável, este tipo de pesca permite reduzir para níveis residuais a mortalidade das trutas capturadas.

Relativamente à pesca com isco artificial, a mesma está prevista para três massas de água truteiras consagradas, a saber: o rio Ceira, o rio Côa e o rio Ázere. A prova no rio Ceira decorre nos dias 9 e 10 de Março, a prova do rio Côa decorre nos dias 6 e 7 de Abril e, finalmente, a prova do Rio Ázere decorre nos dias 11 e 12 de Maio.

Para mais detalhes sobre estas provas, podem consultar o calendário da FPPD que se encontra abaixo:

Calendário Pesca Água Doce 2013

Estas provas são sempre uma boa oportunidade para ver os profissionais em acção e trocar experiências sobre iscos e material de pesca. Se tiverem oportunidade e num destes dias estiverem na proximidade de umas destas massas de água, vale sempre a pena perder algum tempo para conhecer mais pescadores e conviver um pouco 🙂

Related Posts with Thumbnails


Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.