Condições da Barragem de Vendas Novas – 2013

Condições da Barragem de Vendas Novas – 2013


A meio da semana fui visitar as barragens do Gerês e passei por Vendas Novas. É uma das barragens que tem abertura programada para o próximo dia 1 de Abril e, portanto, será alvo da atenção de alguns de nós que conhecem bem esta massa de água.

Nos últimos tempos têm sido realizados vários trabalhos na albufeira e isto traduziu-se em fortes flutuações dos níveis da mesma. Chegou mesmo a existir um ano em que pouca água existia, pondo-se em causa a sobrevivência de uma grande parte da população piscícola que habita nesta zona. Actualmente, não sei como é que estará o panorama, mas se não foi feita qualquer acção de repovoamento, é muito natural que a densidade de trutas seja bastante reduzida e as poucas que existem devem ter sido mantidas pelas linhas de água, nomeadamente pelo Rabagão.

Em termos das fotos da passada quarta-feira é notória o elevado nível da barragem. O nível é bastante alto pondo em causa a pesca de terra em algumas zonas específicas. Associando este facto à forte queda de chuva que se prognostica para os próximos dias, é natural que as condições possam ser ainda mais complicadas. Como se pode ver por umas das fotos, existem muitas árvores dentro de água e nalguns locais é quase impossível a movimentação ao longo das margens, devido ao mato.

Barragem de Vendas Novas 2013

A boa noticia é que a temperatura está relativamente razoável para esta época do ano na zona do Gerês. A chuva permitiu algum aquecimento do clima e, se não existir vento forte, poderá-se esperar uma razoável actividade da parte das trutas, tenham os pescadores resistência para aguentarem a intempérie.

No global, as condições de Vendas Novas não são as melhores para uma jornada de pesca às trutas. Atendendo à actual situação, os melhores dias ainda estarão para vir à medida que a barragem perder água. Para já, os locais de eleição serão as entradas das linhas de água na barragem. A ver se passo por lá com a época mais adiantada e para bater um ou dois locais pontuais, pois raramente tive sorte nesta Barragem. Não faz parte da minha lista de destinos obrigatórios … mas já me falaram de algumas capturas razoáveis!!

Related Posts with Thumbnails




Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.