De volta às boas pescarias no Zêzere

De volta às boas pescarias no Zêzere




Depois de uma breve pausa na pesca devido a um problema na cana (foi trocada por uma nova na decathlon, pois estava dentro da garantia), e uma abertura fraca devido ao frio, o tempo aqueceu as trutas do Zêzere e começaram a “Dar” capturas decentes na média dos 24/27 cm. Entretanto, o tempo arrefeceu de novo e até tivemos uma visita da neve.

Na 5ta lá fui matar o bichinho por volta das 5h da tarde. Pesquei a jusante da aldeia de Sameiro até ao Skiparque alguns toques fugiu uma ao Rapala que já devia ter uns 30 cm, troquei para a mepps 1 e tirei uma pequena que foi devolvida ao rio, no geral as Trutas tavam activas e com boa densidade.

Na 6ta resolvi repetir a dose. Fui para Jusante da aldeia na margem direita e voltei para montante da aldeia na margem esquerda, vários toques tirei mais uma pequena que devolvi ao rio e tirei uma de 25cm, resolvi virar para montante já perto das 19.30h com ideia de bater umas correntes profundas, resolvi testar as amostras da Decathlon (equivalentes em tamanho às mepps 2) não trabalham tão bem como as mepps, pois precisam de mais tracção, mas são razoáveis.

Chego a um ponto do Rio em que encosta à margem direita mesmo na vertente da encosta faz uma pequena cascata e uma corrente bem funda, mando a amostra para jusante … um toque … a Truta não pegou, mandei duas vezes para montante nada, subo mais um pouco mando a amostra para o topo da corrente, começo a recolher e zasss a amostra parou, o primeiro pensamento foi ta presa, puxo de novo e apercebo-me; isto traz Truta e é grande, cana ao alto começo a recolher, a Truta tenta ir para montante, mas com a corrente forte e eu a puxar a linha, não consegue e vira para jusante passa disparada por mim, mas com pouca linha não vai longe trago-a até à margem com um jeito de cana trago-a até a areia, com a Truta aos saltos e perto da água não to com meias medidas não largo a cana e coloco um joelho em cima da Truta não vá o diabo tece-las, esta já não foge, um belo exemplar do Zêzere com 50cm e um 1,5kg … o meu primeiro troféu…

truta de 1,5 kg rio Zêzere 03-05-2013

Hoje sábado fim de tarde voltei ao rio, meti mais uma amostra da decathlon, uma toda prateada e fiz o Troço a montante de Sameiro até à zona de concessão, muitos toques, muitas fugas e mais de 20 exemplares capturados todos de pequena dimensão e fora da medida prontamente devolvidos ao Rio. Para não vir a “seco”, consegui trazer um exemplar de cerca de 21 cm.

O material que utilizei foi cana Lure ligth da decathlon, carreto shimano Sienna 2500, Linha 24mm, amostras mepps Aglia 1, as da decathlon 2, Rapala X-Rap Countdown RT 6cm e Rapala Countdown RT 3cm.

No geral o Rio parece estar com boa densidade de Trutas, o caudal vai bom e pelo andar da carruagem no Verão vai continuar bem composto porque os nascentes debitam muita água e se não houver “malandros” a capturar as Trutas de pequena dimensão a população de Trutas vai crescer, e não esquecer as Trutas de mais de 30 cm que andam por ai em poços e correntes bem fundas…..

Related Posts with Thumbnails


Informação sobre o autor