Trabucco T-Force XPS Match Strong

Trabucco T-Force XPS Match Strong

Há pouco tempo fiquei sem linha 0,12 no carreto e tive que procurar uma alternativa rápida. Sem muita margem de escolha dirigi-me à Fishisco no Freixo à procura de comprar a típica Fendreel. Bem procurei pelo 0,12, mas apenas havia 0,18. Estava perante uma situação complicada.

Depois de muito olhar para variedade de marcas disponíveis e de ler as respectivas descrições acabei por comprar uma Trabucco T-Force XPS Match Strong. Apesar de esta não ser uma linha da Trabucco destinada à pesca ao spinning, pareceu-me um compromisso ideal para o light spinning, por ser uma linha com alguma elasticidade e com pouca memória. Isto apesar da resistência do 0,12 estar ligeiramente abaixo daquilo que normalmente encontro em marcas mais conceituadas. A resistência desta linha anda na ordem dos 2,3 kg, mas também estamos a falar de uma 0,121, sendo a Fendreel quase uma 0,128.

O preço que paguei foi de 5,95 euros por uma bobina de 100 metros. Um preço por metro superior ao que normalmente pago pela Fendreel, pois a bobina, com preço similar, contém cerca de 150 metros.

Linha Trabucco T-Force XPS Match Strong

Com já mais de duas semanas de pesca com esta linha, já consigo fazer uma avaliação relativamente rigorosa da mesma. Desde logo, a bobina de 100 metros não e grande coisa para quem pesca ao spinning, pois os 150 metros são considerados um mínimo indispensável para que a linha dure pelo menos dois meses antes de ser trocada. Para já, os cortes na linha ainda não foram muitos, mas quando começarem a ser, tenho que mudar de linha rapidamente, pois perco imenso na distância dos lançamentos.

Em termos de lançamentos, a linha tem-se portado bastante bem e sai sem problemas do carreto. A recuperação e o enrolamento da linha é feito de forma perfeita, e mesmo pescando com colher, tenho notado que a retenção de memória é bastante reduzida. Aliás só tenho encontrado memória nos dois ou três metros terminais da linha. Quanto à elasticidade, quer no combate com peixes, quer quando a linha fica presa, verifico que está a níveis óptimos. No combate com as trutas e no levantar das trutas, noto que há uma perfeita simbiose entre cana e linha, absorvendo-se bem as pancadas e os puxões mais fortes sem causar a ruptura.

Quanto à resistência, já parti a linha duas ou três vezes quando ficou presa e ela tende a partir na zona do nó e dentro dos limites previstos. Portanto, é uma linha que promete aquilo que faz.

No global, fiquei bastante surpreendido pela positiva com a performance desta linha. Foi uma compra não planeada, mas acabou por se revelar uma excelente surpresa. Neste momento, já devo ter capturado mais de 30 trutas com ela e tem tido até agora um comportamento exemplar. Se assim se mantiver, vai ser claramente uma das linhas que vai passar a constar sempre do meu cesto de pesca, em parceria com a Fendreel. Pena é não haverem bobinas de 150 metros 🙂

Comentários Facebook - Trutas.PT
Related Posts with Thumbnails




Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.