Ribeira de Afife – pesca e uma boa truta!

Ribeira de Afife – pesca e uma boa truta!


No ultimo sábado, apeteceu-me ir pescar à ribeira da minha terra visto que é a 200 metros da minha casa.

O meu plano era começar na foz e ir até Cabanas. Lá pelas 2 horas eu e o meu primo começamos a pescar e, logo nos primeiros lançamentos o meu primo ainda na foz tira uma truta marisca com 24 centímetros que foi logo libertada.

Ribeira de Afife - Julho de 2012 - 2

Começamos a ir para dentro e num dos fundões do rio eu cravo uma truta de 15 centímetros que devolvi ao seu meio. Até à ponte do comboio não tiramos mais nada, apenas tivemos ataques, até que num poço ainda fundo com uma cascata o meu primo tira uma com 20 centímetros. Eu lanço logo de seguida e vejo uma sombra a vir em direcção da amostra e eu cravo uma truta que não tinha 20 nem 30!!

Uma truta que me dava boas cabeçadas, corria de um lado para o outro e, depois de mais ao menos 2 minutos de luta, saiu para fora de água. Era um grande bicho com 43 centímetros, a maior truta fario que vi, pesquei e ouvi ter sido pescada lá. Depois de a ver bem, esta foi devolvida ao seu meio natural.

Até Cabanas ainda consegui tirar uma truta com cerca de 9 centímetros.

Para recapitular, foi um grande dia e peço a todos que quando pescarem as trutas nos rios pequenos, e sobretudo nestas ribeiras, soltem as trutas, pois são animais belos e com a pressão de pesca que sofrem, um dia no futuro poderá haver muitas menos. Fotos não há, pois nenhum de nós tinha telemóvel.

Foi um dia para recordar quer pelas trutas, quer pela natureza, quer pela companhia do meu primo.

Related Posts with Thumbnails




Informação sobre o autor

Sou joca pesco em Viana do Castelo e sou um praticante de todas as pescas (mar e rio) mas a minha favorita é a da truta com a amostra ou pluma e em todas essas eu fasso fish and release .