Repovoamento de trutas no Rio Cávado

Repovoamento de trutas no Rio Cávado




No final de Junho de 2014, aconteceu mais um repovoamento de trutas com vista a promover a sustentabilidade da população de trutas dos nossos rios. Desta vez, foram colocados 4000 alevins no Rio Cávado na zona da Ponte do Porto, ou seja para jusante do muro da Barragem da Caniçada. A iniciativa foi solicitada pela Junta de Freguesia de Verim, Friande e Ajude, e foi realizada pelos serviços do ICNF da zona.

O repovoamento foi realizado em zona livre e demonstra assim uma preocupação genuína desta junta de freguesia com a necessidade de ter um património piscícola sustentável para promover a pesca desportiva. De facto, a pesca desportiva da truta é vista como uma actividade bastante importante para a região pela dinâmica económica e turística que gera.

Truta Alto Cavado 2011

Para mais detalhes sobre as condições deste repovoamento, podem ler a notícia abaixo apresentada no site da junta de freguesia:


Achamos que esta iniciativa é louvável pelo facto de ter sido realizada em zona livre, demonstrando uma vontade clara de gerar valor acrescentado para todos os pescadores que frequentam este troço do Rio Cávado.

Não sabemos em que condições foi realizado este repovoamento, mas uma vez que houve intervenção clara do ICNF, esperamos que tenham sido salvaguardadas as questões genéticas associadas às trutas introduzidas. Penso que está na altura de tentar preservar o património genético das nossas trutas, senão qualquer dia teremos apenas trutas de viveiro não indígenas nos nossos rios. Esse seria claramente um mau dia para o futuro da pesca da truta em Portugal …

Comentários Facebook - Trutas.PT
Related Posts with Thumbnails


Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.