Na semana passada, tive a oportunidade de passar pelo Rio Alfusqueiro na zona de Campia e como o dia estava aprazível, resolvi tirar umas fotos e analisar as condições do rio neste troço. Trata-se de um local que bem conheço e onde já fiz boas pescarias, inclusivamente este ano.
Atendendo às fortes chuvadas que caíram no final de Setembro, esperava encontrar um caudal mais considerável no Alfusqueiro, mas atendendo à mini-hídrica que se encontra a jusante, o fluxo de água não era nada mau. As correntes apresentavam alguma vivacidade e a água estava relativamente limpa, com um ligeira cor negra que é comum desta zona e que é condicionada por algumas fontes de poluição mais a jusante.
Nos breves minutos que estivemos no local, não conseguimos identificar nenhum peixe dentro de água, mas certamente que não estarão ausentes do local. Este ano surpreendeu-nos uma boa densidade de trutas neste troço e se tudo correr bem, esperamos que elas consigam realizar uma boa desova, assegurando assim um maior reforço do contingente para as próximas temporadas.
Uma vez que esta zona pertence ao quintal do Miguel é natural que ele tenha informações mais pertinentes sobre a densidade piscícola e outros aspectos que condicionam a qualidade do rio. Mesmo sem essa informação privilegiada, fiquei com a clara impressão de que as condições são boas e de que se nota uma melhoria da qualidade de água nesta zona relativamente a anos anteriores. Esperemos que as coisas se mantenham assim e que a chuva caia qb nesta zona para que as trutas consigam desovar com sucesso e tranquilidade.
Para o ano voltarei obrigatoriamente ao Alfusqueiro …. 🙂 🙂
Amanha passo lá a ver se as ultimas chuvas melhoraram o caudal…
Depois dou noticias!
Boas!
Estava bem melhor que nas fotos…a erva a montante da ponte já está polida pela corrente. No açude já se faz ouvir!
Com a chuva que se adivinha, as condições só tendem a melhorar!
Este troço é o que costumo chamar de pesca rápida! Não é dos meus locais preferidos, mas sempre que só posso pescar 1 horita, é um dos sitios que entra nas minhas contas!
Cá te espero…
Abraço
Em 2015, contas comigo!! Agora há que guardar as trutitas dos artistas do costume ..
Abraço,
Os artistas do costume já as devem ter na arca…seguramente!! Ás primeiras chuvas já se sabe como é!
A bem da verdade, só não vamos ao rio porque somos pessoas conscientes e respeitadoras…porque não é pela fiscalização ou pelas nossas autoridades que não o fazemos!
Abraço