Condições no Rio Alfusqueiro – Outubro 2014

Condições no Rio Alfusqueiro – Outubro 2014

Na semana passada, tive a oportunidade de passar pelo Rio Alfusqueiro na zona de Campia e como o dia estava aprazível, resolvi tirar umas fotos e analisar as condições do rio neste troço. Trata-se de um local que bem conheço e onde já fiz boas pescarias, inclusivamente este ano.

Atendendo às fortes chuvadas que caíram no final de Setembro, esperava encontrar um caudal mais considerável no Alfusqueiro, mas atendendo à mini-hídrica que se encontra a jusante, o fluxo de água não era nada mau. As correntes apresentavam alguma vivacidade e a água estava relativamente limpa, com um ligeira cor negra que é comum desta zona e que é condicionada por algumas fontes de poluição mais a jusante.

Nos breves minutos que estivemos no local, não conseguimos identificar nenhum peixe dentro de água, mas certamente que não estarão ausentes do local. Este ano surpreendeu-nos uma boa densidade de trutas neste troço e se tudo correr bem, esperamos que elas consigam realizar uma boa desova, assegurando assim um maior reforço do contingente para as próximas temporadas.

Rio Alfusqueiro corrente Campia Outubro 2014

Uma vez que esta zona pertence ao quintal do Miguel é natural que ele tenha informações mais pertinentes sobre a densidade piscícola e outros aspectos que condicionam a qualidade do rio. Mesmo sem essa informação privilegiada, fiquei com a clara impressão de que as condições são boas e de que se nota uma melhoria da qualidade de água nesta zona relativamente a anos anteriores. Esperemos que as coisas se mantenham assim e que a chuva caia qb nesta zona para que as trutas consigam desovar com sucesso e tranquilidade.

Para o ano voltarei obrigatoriamente ao Alfusqueiro …. 🙂 🙂

Related Posts with Thumbnails


Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.