A um mês da abertura … trutas

A um mês da abertura … trutas




Até parece que foi ontem a passagem de ano, mas efectivamente já estamos quase a menos de um mês da abertura da pesca às trutas em 2015. Perante isto, é mais do que natural que muitos de nós comecem a prestar mais atenção ao material de pesca, mas também às condições meteorológicas dos próximos dias. Efectivamente, o tempo das próximas semanas vai ser determinante para a escolha do local da abertura, bem como para a escolha das amostras ou da técnica de pesca a aplicar. Isto sobretudo nas zonas de planície, já que nas zonas de montanha quase de certeza que a maioria vai escolher a minhoca (se se mantiver o frio e a neve).

Ao nível do tempo, e olhando à situação meteorológica, ainda não tenho certezas sobre o que se vai passar. Para mim, a última semana é decisiva na escolha do rio e por isso é que ainda não tenho paradeiro fixo para a abertura, isto apesar de já ter três ou quatro hipóteses sobre a mesa que já fui discutindo com o Torres. No topo das características está colocada a questão do caudal, depois a cor da água, a temperatura da água e a claridade do dia. Se tudo correr bem, e tivermos caudal forte, com água turva e relativamente quente num dia escuro, já temos local certo para malhar o dia inteiro. Senão, lá teremos que recorrer a medidas extraordinárias e a algum engenho.

Rio Lima Abril Barragem Touvedo Aberta

Ainda não tive oportunidade de passar pelas lojas, até porque ainda tenho um stock relativamente razoável de amostras que me sobraram da temporada passada, mas convém não deixar as compras para a última da hora, já que se podem apanhar preço elevados ou stocks esgotados. Acredito que algumas lojas tenham feito algum investimento em reforços da sua oferta com iscos novos e/ou maiores quantidades, mas a maioria não deve ter acautelado essa situação e portanto convém estar atento para evitar dissabores de última hora.

Esta também é uma oportunidade de ouro para começar a pensar em comprar um novo fio e mudar o antigo. Apesar de termos sempre a sensação de que o fio do ano passado ainda está bom, isso quase sempre está longe da verdade e pode levar a situações desagradáveis na abertura, como me aconteceu no ano passado.

Relativamente a carretos e canas, convém sempre dar uma limpeza geral e sobretudo olear bem o carreto para o preparar para a época que se aproxima. Sei que olear uma vez não resolve totalmente a questão do bom funcionamento do carreto, pois dias de chuva ou quedas do mesmo dentro de água vão obrigar sempre a mais óleo.

Finalmente, convém também ir preparando antecipadamente a expedição, desde a realização do convite aos amigos, passando pelas reservas de quartos, deslocação, petisco, etc. É sempre importante planear as coisas com tempo para evitar que depois corra tudo mal. Mais do que uma grande pescaria, importa sobretudo que a abertura da pesca às trutas seja a festa do início da temporada em que começa a ambientação do pescador ao rio e às trutas.

Related Posts with Thumbnails


Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.