Até parece que foi ontem a passagem de ano, mas efectivamente já estamos quase a menos de um mês da abertura da pesca às trutas em 2015. Perante isto, é mais do que natural que muitos de nós comecem a prestar mais atenção ao material de pesca, mas também às condições meteorológicas dos próximos dias. Efectivamente, o tempo das próximas semanas vai ser determinante para a escolha do local da abertura, bem como para a escolha das amostras ou da técnica de pesca a aplicar. Isto sobretudo nas zonas de planície, já que nas zonas de montanha quase de certeza que a maioria vai escolher a minhoca (se se mantiver o frio e a neve).
Ao nível do tempo, e olhando à situação meteorológica, ainda não tenho certezas sobre o que se vai passar. Para mim, a última semana é decisiva na escolha do rio e por isso é que ainda não tenho paradeiro fixo para a abertura, isto apesar de já ter três ou quatro hipóteses sobre a mesa que já fui discutindo com o Torres. No topo das características está colocada a questão do caudal, depois a cor da água, a temperatura da água e a claridade do dia. Se tudo correr bem, e tivermos caudal forte, com água turva e relativamente quente num dia escuro, já temos local certo para malhar o dia inteiro. Senão, lá teremos que recorrer a medidas extraordinárias e a algum engenho.
Ainda não tive oportunidade de passar pelas lojas, até porque ainda tenho um stock relativamente razoável de amostras que me sobraram da temporada passada, mas convém não deixar as compras para a última da hora, já que se podem apanhar preço elevados ou stocks esgotados. Acredito que algumas lojas tenham feito algum investimento em reforços da sua oferta com iscos novos e/ou maiores quantidades, mas a maioria não deve ter acautelado essa situação e portanto convém estar atento para evitar dissabores de última hora.
Esta também é uma oportunidade de ouro para começar a pensar em comprar um novo fio e mudar o antigo. Apesar de termos sempre a sensação de que o fio do ano passado ainda está bom, isso quase sempre está longe da verdade e pode levar a situações desagradáveis na abertura, como me aconteceu no ano passado.
Relativamente a carretos e canas, convém sempre dar uma limpeza geral e sobretudo olear bem o carreto para o preparar para a época que se aproxima. Sei que olear uma vez não resolve totalmente a questão do bom funcionamento do carreto, pois dias de chuva ou quedas do mesmo dentro de água vão obrigar sempre a mais óleo.
Finalmente, convém também ir preparando antecipadamente a expedição, desde a realização do convite aos amigos, passando pelas reservas de quartos, deslocação, petisco, etc. É sempre importante planear as coisas com tempo para evitar que depois corra tudo mal. Mais do que uma grande pescaria, importa sobretudo que a abertura da pesca às trutas seja a festa do início da temporada em que começa a ambientação do pescador ao rio e às trutas.
Mr Trutas,
Já trocas-te o fio no carreto da tua cana????
Em modo contagem decrescente…………para um dia em cheio.
O sábado foi um dia espetacular cá na Beira litoral e fui lá fazer, como é costume nos últimos anos, uma viagem exploratória para encontrar novas zonas de pesca; tambem como é costume, depois de deixar o carro e uma boa caminhada por um caminho florestal, lá encontrei uma recentemente construida pequena ponte e uma nova zona de pesca ainda inexplorada.
O caudal do Alfusqueiro e outros rios da região é muito baixo e a água esta extremamente límpida; o leito do rio,e as margens tambem, ainda estão limpas graças às grandes cheias do inverno de 2013. A temperatura da água não me pareceu excessivamente baixa. Sem qualquer sinal de atividade de peixe, podendo ver o fundo do rio a muita distância. Com este panorama, se não vier chuva em força, vai ser muito difícil, para very very light spinning,com lançamentos a muito longa distância, e capturas de trutas pequenas. As vantagens, mais facilidade para as deslocações, e com menor risco ao não cobrir muito a água, e poder aceder a zonas onde é necesário atravessar o rio e não é possível até meados ou fim da temporada. Por tanto havera de fazer muitos quilómetros.
Aí está um assunto que tenho que tratar!! Quanto mais perto do dia melhor que é para o fio não ficar muito exposto ao sol 🙂 🙂
Eu e o Torres ainda nos lembramos daquela investida no rio Águeda! Parece-me que ficaram lá umas trutas á espera da amostra … O problema é que os furtivos já lá devem andar como doidos à lampreia, à truta e a tudo o que mexa!! E ali em frente a toda gente …
Torres,
Já tenho 3 bobines nova de Trabucco T-Force 0,18 … e ainda te deixei 3 amostras tanger nº3 prateadas pintas pretas na Fishisco …
De resto, já podia abrir às trutas amanhã!!
Abraço,
Boas!
Descobri um fio que me parece ser de grande qualidade…e um preco muito acessivel!150metros por 7,65€.
É da Yuki,e chamasse Invisible 3G Generation, e um monofilamento com cobertura de fluocarbono. Infelizmente so o encontrei em 0,20, resistencia anunciada de 4,8 kg.
Este fio consegue cortar uma placa de plastico de 8 mm de espessura e nao ganha memória…e mesmo depois de todo coçado nao é facil rebentar…fui eu que vi…nao me contaram!
Vai ser o fio do meu sogro….
Torres, isso de limpar as amostrascobre de certas e determinadas lojas vai ter de acabar!☺
Abraco
E esse fio onde é que se pode comprar que é para testarmos isso?
Ainda bem que o Torres açambarcou esse material, porque não me vão faltar amostras cobre para pescar na abertura!! Se calhar, ele até te dispensa algumas … pelo preço certo … digo eu!!
Abraço e cumprimentos ao teu sogro,
comprei aqui em Aveiro! Mas só há de 0,20 para a frente….vou ter de convencer o dono a comprar diametros abaixo!
Se quiseres liga-me… que isso chega-te a casa!
Abraco
Obrigado Miguel.
Para já não preciso, pois comprei 3 bobinas de 0,18 da Trabucco. Se calhar, lá mais para a frente ainda falamos.
Abraço,