Repovoamento de 8000 trutas no Varosa

Repovoamento de 8000 trutas no Varosa




Durante o mês de Março do corrente ano, a União das freguesias de Tarouca e Dalvares, em parceria com a Câmara Municipal de Tarouca, resolveram realizar um repovoamento de 8000 trutas no rio Varosa. Este repovoamento visa repor o stock piscícola neste rio e criar condições para a preservação da espécie, que é ameaçada por vários aspectos, nomeadamente pela poluição.

Repovoamento Trutas

Para mais informações sobre esta iniciativa, podem visualizar a página abaixo do blog Asas da Montanha onde se faz uma apresentação mais detalhada:


Considerando a localização estratégica do rio Varosa e a sua fama truteira, especialmente em décadas passadas, espero esta iniciativa marque um ponto de viragem no sentido de assegurar uma efectiva preservação da fauna e flora desta massa de água, onde o repovoamento deve ser visto apenas como uma medida curativa de emergência, e não como uma solução permanente. Têm que se criar neste rio condições para que as populações de trutas voltem a desovar normalmente e a ganhar preponderância em zonas onde costumavam ser abundantes.

Infelizmente, nunca pesquei às trutas no Rio Varosa, mas espero brevemente corrigir essa falta grave no meu currículo. No entanto, e atendendo ao cenário da última vez que por ele passei (pareceu-me relativamente poluído), a vontade nunca foi muita. Espero que as coisas mudem agora para melhor.

Related Posts with Thumbnails


Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.