Na sequência de mais um email do nosso colaborador José David, ficamos a conhecer mais uma triste situação que assola o Rio Neiva, especialmente numa altura em que o caudal já é bastante reduzido. Tal como documentado nas fotos deste post, existe um caso de poluição grave do Rio Neiva ao Km 17 + 200 metros da EN308. A poluição vem de um pequeno regato afluente do Neiva que traz uma cor negra avermelhada.
Como se podem ver pelas fotos, esta situação já parece ser recorrente e não nos parece que permita a sobrevivência de qualquer tipo de fauna aquicola. Aliás, pela mera observação das fotos, parece mesmo impossível qualquer tipo de animal sobreviver naquelas condições
A denúncia já foi realizada ao SEPNA e agora aguardamos que a acção seja pronta e peremptória, permitindo erradicar definitivamente este problema que tem impactos claros sobre o Rio Neiva e também sobre as trutas que nele habitam.
Apelo a todos os pescadores de trutas que conheçam situações similares que não se coíbam de reportar as mesmas ao SEPNA (sobretudo à direcção central por email). No caso da poluição do Vez, aqui reportada no início do ano, o SEPNA multou a empresa responsável e exigiu a alteração de procedimentos.
You must be logged in to post a comment.