Poluição no Rio Neiva

Poluição no Rio Neiva


Na sequência de mais um email do nosso colaborador José David, ficamos a conhecer mais uma triste situação que assola o Rio Neiva, especialmente numa altura em que o caudal já é bastante reduzido. Tal como documentado nas fotos deste post, existe um caso de poluição grave do Rio Neiva ao Km 17 + 200 metros da EN308. A poluição vem de um pequeno regato afluente do Neiva que traz uma cor negra avermelhada.

Como se podem ver pelas fotos, esta situação já parece ser recorrente e não nos parece que permita a sobrevivência de qualquer tipo de fauna aquicola. Aliás, pela mera observação das fotos, parece mesmo impossível qualquer tipo de animal sobreviver naquelas condições

Poluição Rio Neiva regato - Julho 2015

Poluição Rio Neiva - Julho 2015

A denúncia já foi realizada ao SEPNA e agora aguardamos que a acção seja pronta e peremptória, permitindo erradicar definitivamente este problema que tem impactos claros sobre o Rio Neiva e também sobre as trutas que nele habitam.

Apelo a todos os pescadores de trutas que conheçam situações similares que não se coíbam de reportar as mesmas ao SEPNA (sobretudo à direcção central por email). No caso da poluição do Vez, aqui reportada no início do ano, o SEPNA multou a empresa responsável e exigiu a alteração de procedimentos.

Related Posts with Thumbnails




Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.