Escada de peixe única no Lima!

Escada de peixe única no Lima!




Da última vez que estivemos em Ponte de Lima para a Feira da Caça e Pesca, conseguimos falar com as entidades responsáveis sobre a importância da necessidade de se conseguir melhorar as condições dos açudes do Rio Lima, especialmente em termos de obstáculos à migração de espécies piscícolas como o salmão, a truta marisca ou o sável. Já na altura estavam a decorrer as obras do novo açude para melhorar as condições da prática de canoagem e foi-nos dito que as mesmas iam ter em consideração essas questões e pelos vistos a promessa vai ser cumprida, tal como se pode ver em notícia abaixo:


Achamos que no global esta é uma notícia bastante positiva e que deveria ser um ponto de partida para uma discussão mais alargada e profunda dos problemas de migração das espécies fluviais no Rio Lima. Infelizmente, o açude de Ponte de Lima é o menor dos problemas deste rio em termos de obstáculos a espécies migratórias. O principal problema tem a ver com a existência de duas barragens sem qualquer escada de peixe de jeito, que nem sequer cumprem o caudal mínimo ecológico na altura do Verão, que são as barragens de Touvedo e do Alto Lindoso.

Barragem caudal ecológico

Estes são os grande cancros do Lima que são responsáveis pela perda acentuada do potencial reprodutivo do salmão, truta marisca e sável neste rio. Houvesse vontade política para vergar a EDP e certamente que esta situação poderia ser resolvida com um investimento não muito elevado e que iria trazer grandes impactos positivos sobre estas espécies bastante emblemáticas e em perigo de extinção (no caso do salmão) dos nossos rios. Fica aqui a nota.

Comentários Facebook - Trutas.PT
Related Posts with Thumbnails


Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.