Resultados – Ecotone – Rio Paiva

Resultados – Ecotone – Rio Paiva

Sendo o Ecotone um projecto pioneiro no nosso País que procura reintroduzir bivalves do tipo Margaritifera e Unio tumidiformis em dois cursos de água, merece a nossa especial atenção por duas razões: porque estes bivalves dependem das trutas para a sua reprodução e sobrevivência, e porque uma das áreas de intervenção deste projecto é o Rio Paiva na sua zona truteira.

Poluicao Paiva

Sem necessidade de apresentação, até porque já fizemos um post sobre este projecto há algum tempo, importa agora perceber quais as medidas e os resultados obtidos passados cerca de 2 anos de intervenção. Para tal, basta olharmos ao site deste projecto que se encontra abaixo:


Um facto que registamos com agrado é que este projecto procura trabalhar toda a envolvente natural que serve de habitat aos bivalves. Desde a limpeza das margens passando pela plantação de árvores e pelo repovoamento com escalos e trutas, muitas iniciativas foram tomadas no sentido de criar um troço de rio relativamente estabilizado em termos ambientais. Adicionalmente, procurou-se também uma coordenação com os pescadores de trutas no sentido de os envolver neste processo. Neste sentido é de louvar a sincronização com a zona de pesca desportiva do Paiva no sentido de reduzir a pressão de pesca com a redução do número do número de retenções, com a redução do período hábil de pesca em um mês e com a criação de troços de pesca sem morte. Isto demonstra que pescadores e ambientalistas podem sempre encontrar compromissos e entendimentos, desde que haja bom senso de parte a parte, sem vontades obscuras de implementar fundamentalismos exacerbados. Um bom sinal e um projecto promissor que continuaremos a acompanhar e que penso que pode marcar o início de uma relação mais razoável entre pescadores e ambientalistas.

Comentários Facebook - Trutas.PT
Related Posts with Thumbnails


Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.