Boas Festas 2015!!

Boas Festas 2015!!




Caros colaboradores e amigos do Trutas.PT,

Estamos praticamente em plena consoada de Natal e portanto impõe-se uma palavra amiga para todos aqueles que nos acompanharam ao longo deste ano, de forma mais ou menos activa. Apesar das crescentes dificuldades do nosso dia a dia, foi possível desfrutar de excelentes momentos atrás das trutas na companhia de grandes amigos. As hostilidades do meu lado abriram no dia 1 de Março no Rio Mouro em companhia do grande Torres, numa jornada memorável que acabou por dar o tom para uma grande temporada.

Durante o ano que agora termina, conseguimos celebrar o nosso 5º Convívio Nacional de Pescadores de trutas em parceria com o Ninja Matrix, que se pautou por um enorme sucesso em termos de convivência e troca de experiências. O local escolhido desta vez foi Arganil, onde aproveitamos as excelentes condições do Rio Alva para passarmos alguns momentos de primeira qualidade com os nossos amigos pescadores.

Em termos mais práticos, esta foi uma temporada que ficou marcada pela captura de vários grandes exemplares acima de kilo em várias zonas do país. Apesar de a chuva não ter sido grande companheira em 2015, consegui mesmo assim um palmarés impressionante de capturas em zonas relativamente difíceis. Aliás, um facto também compartilhado por alguns amigos, como por exemplo o grande Mota, que conseguiu bater o seu recorde, passando para a fasquia dos 3 kilos.

Já em termos de quantidade propriamente dita, esta época foi relativamente má, especialmente nos rios do Minho e nalgumas zonas do Interior. As capturas tornaram-se bastante difíceis de conseguir e em locais como o Minho ou o Alfusqueiro, assistiu-se a uma das piores épocas de sempre. Não sabemos o que poderá significar esta falta de quantidade, mas é sempre um sinal de alerta a considerar no próximo ano.

Pela frente, vamos ter a temporada de 2016, que pelo andar da carruagem meteorológica ainda apresenta bastantes incertezas. Depois de chuvadas fortes em finais de Setembro, atravessamos agora um período de acalmia exagerada que pode comprometer a época de desova das trutas. Tudo ainda se pode alterar de um dia para o outro, mas os caudais observados nas zonas do interior deixam muito a desejar e podem ser o indício de mais um ano de seca.

Enfim, o importante é que as memórias de 2015 já estão do lado de cá e espera-nos um ano de 2016 por desbravar. Da nossa parte, só nos resta desejar um Santo Natal para todos e um excelente Ano Novo que lhes permita concretizar todos os vossos desejos … 🙂

Um abraço,

Comentários Facebook - Trutas.PT
Related Posts with Thumbnails


Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.