Condições no Rio Alfusqueiro

Condições no Rio Alfusqueiro


Recentemente tive a oportunidade de passar pelo Rio Alfusqueiro na praia fluvial de Campia e o cenário com que me deparei pode ser visualizado nas fotos que acompanham este post. Como podem observar, o caudal do rio nesta zona está muito próximo daquele que normalmente se verifica no final da Primavera /início do Verão, indiciando que a chuva caída ainda não terá sido a suficiente para assegurar condições normais para a desova das trutas.

Efectivamente, ainda tentei procurar por sinais de trutas ou de outros peixes naquela zona, mas sem resultado. A única coisa que consegui ver foi que meteram uns patos e gansos na praia fluvial. Penso que certamente a introdução de umas boas trutas teria sido muito mais bem-vinda, especialmente da nossa parte.

Rio Alfusqueiro corrente Campia Dezembro 2015

A registar pela positiva o facto da água estar relativamente limpa e não apresentar qualquer tipo de cheiro. Algo importante, especialmente atendendo aos problemas de poluição mais a montante que afectavam continuamente esta zona.

Quanto a perspectivas, esperamos ansiosamente que a chuva se faça sentir por estes lados para podermos pensar em realizar alguma pescaria memorável neste grande rio. Este ano as coisas já foram bastante complicadas em termos de capturas de trutas e se não tivermos boas desovas e chuva com alguma abundância, corremos o sério risco de assistir a um severo declínio no rio Alfusqueiro. Algo que certamente não vejo com bons olhos e que pode vir a obrigar a uma séria intervenção humana com repovoamentos intensivos.

Neste momento, resta-nos apenas esperar e ir desde já alertando quem de direito para a possibilidade de intervir, pois todos os cenários estão em cima da mesa.

Comentários Facebook - Trutas.PT
Related Posts with Thumbnails




Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.