Recentemente tive a oportunidade de passar pelo Rio Alfusqueiro na praia fluvial de Campia e o cenário com que me deparei pode ser visualizado nas fotos que acompanham este post. Como podem observar, o caudal do rio nesta zona está muito próximo daquele que normalmente se verifica no final da Primavera /início do Verão, indiciando que a chuva caída ainda não terá sido a suficiente para assegurar condições normais para a desova das trutas.
Efectivamente, ainda tentei procurar por sinais de trutas ou de outros peixes naquela zona, mas sem resultado. A única coisa que consegui ver foi que meteram uns patos e gansos na praia fluvial. Penso que certamente a introdução de umas boas trutas teria sido muito mais bem-vinda, especialmente da nossa parte.
A registar pela positiva o facto da água estar relativamente limpa e não apresentar qualquer tipo de cheiro. Algo importante, especialmente atendendo aos problemas de poluição mais a montante que afectavam continuamente esta zona.
Quanto a perspectivas, esperamos ansiosamente que a chuva se faça sentir por estes lados para podermos pensar em realizar alguma pescaria memorável neste grande rio. Este ano as coisas já foram bastante complicadas em termos de capturas de trutas e se não tivermos boas desovas e chuva com alguma abundância, corremos o sério risco de assistir a um severo declínio no rio Alfusqueiro. Algo que certamente não vejo com bons olhos e que pode vir a obrigar a uma séria intervenção humana com repovoamentos intensivos.
Neste momento, resta-nos apenas esperar e ir desde já alertando quem de direito para a possibilidade de intervir, pois todos os cenários estão em cima da mesa.
Boas!
Sim o caudal do rio esta moderado, mas já esteve com muito bom caudal mesmo! Nada de cheias exageradas, não choveu para isso.
Já houve em Outubro boas condições para ocorrer a desova em boas condições!
Isto até que não são más noticias, pior mesmo é mais uma vez se concessiona por concessionar!!
A concessão de Cambra foi alargada, imagina só, quase até a nascente do rio! Onde não existe caudal para sequer pescar!!!! Mesmo num inverno rigoroso, e impossível pescar…o rio tem 30 cm de largura, e onde não há peixe!!!
É tão ignorante quem pede a concessão, como aquele quem autoriza! E ignorante é a palavra mais ligeira que me vem a cabeça…
Mais do mesmo!!!
Abraço
Obrigado por esta achega, Miguel. Não sei como funciona no Alfusqueiro, mas normalmente a desova das trutas raramente começa em Outubro. Penso que deve centrar-se nos meses de Dezembro, Janeiro e Fevereiro, mas até pode ser que já tenha ocorrido no Alfusqueiro.
Quanto à situação das concessões … o que interessa é meter placas em águas livres e logo se vê. É uma tendência que se vai acentuar e brevemente teremos tudo fechado apenas por meros caprichos pessoais ou não fosse isto um país pejado de oportunistas e invejosos … É como o outro diz: “O país até é bastante bom e bonito, o que o estraga é a gente que lá vive!!” 🙂 🙂
Um abraço e um bom Natal para ti …