Condições actuais do Rio Minho

Condições actuais do Rio Minho

Num dia de abertura pouco ortodoxo e que será abordado em post posterior, tivemos oportunidade de passar pelo Rio Minho e o cenário com que nos deparamos é aquele que consta das fotos que acompanham este artigo. Zonas inundadas e uma corrente bastante forte eram características claras do comportamento deste grande rio. Tudo isto motivado por fortes descargas da Barragem Espanhola, motivadas, não só pelas fortes chuvas do fim de semana, mas também pelo degelo de algumas zonas onde a neve caiu em força. A força do caudal era tanta que em determinadas zonas era quase impossível pensar em pescar ao spinning, pois a colher nem sequer conseguia entrar perto da linha da alimentação dos peixes.

De qualquer forma, a pesca à truta nunca foi uma opção, porque as hostilidades para mim só vão abrir no dia 1 de Abril. De qualquer forma, isso não impediu que tivéssemos encontrado vários pescadores que ponderaram o Minho como uma opção para a abertura e que lá tivessem ido pescar, invocando desconhecimento da lei ou simplesmente não querendo saber. Efectivamente, e mesmo pescando à minhoca, não me parece que tenham tido grande sorte!!

Rio Minho com forte corrente finais Fevereiro 2016

Tal como vemos a situação actual da bacia hidrográfica do Rio Minho, é expectável que Março seja um mês fortemente condicionado pelas descargas de barragens, deixando Abril como uma opção mais viável para realizar as primeiras pescarias merecedoras desse título neste rio. Sei que no ano passado, a época de pesca à truta neste curso de água foi bastante fraca e é com grande ansiedade que esperamos para ver se esta situação se alterou. As fortes chuvas permitem bons presságios, já que existem condições para uma boa subida de trutas, salmões e sáveis, mas a poluição e anarquia da pesca profissional nos últimos anos pode ter deixado feridas insanáveis.

Para já, e enquanto se mantiverem estas condições, trutas e salmões estão relativamente fora de alcance dos pescadores desportivos, quer andem legais ou ilegais.

Related Posts with Thumbnails


Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.