Festival de pesca – Figueiró dos Vinhos

Festival de pesca – Figueiró dos Vinhos


Na sequência de solicitação institucional, venho aqui disponibilizar informação sobre mais uma iniciativa para dinamizar a pesca desportiva em Portugal. Desta vez, o município de Figueiró dos Vinhos resolveu participar no Consórcio FISHTRAIL e activar o valor turístico alicerçado na exploração sustentável dos recursos piscícolas da região. Para tal, o município ficou com a vertente pesca de montanha, que este ano se vai traduzir na realização num festival em início de Agosto que inclui uma vertente de pesca sem morte do achigã.

Temos esperança que dentro em breve esta abordagem turística também possa ser estendida às nossas amigas trutas, que aliás é o nosso peixe de montanha por excelência!!

Quanto à apresentação desta iniciativa e do correspondente evento, deixo abaixo elementos fornecidos pela autarquia (flyer e descritivo). São claramente um primeiro aperitivo para se começar a mobilizar as hostes para esta iniciativa …

Figueiró dos Vinhos/Portugal assumiu, dentro do Consórcio FISHTRAIL, o lançamento de oferta turística voltada para a pesca de montanha, enquanto os outros parceiros forcar-se-ão no lançamento da pesca marítima (Dinamarca e Reino Unido) e da pesca rural (Irlanda). Trata-se de uma consequência natural da estratégia municipal de valorização da oferta turística, da localização geográfica e do potencial que as ribeiras da Cordilheira Central e as várias Albufeiras, onde estas desaguam.

Assim, em Portugal, o Festival realizar-se-á nos dias 04, 05 e 06 de agosto de 2017, em Figueiró dos Vinhos, e que de resto integra e potencia o Circuito de Pesca Aldeias do Xisto, competição internacional de pesca sem morte ao achigã. Neste âmbito, o Município de Figueiró dos Vinhos conta com o apoio de agentes locais e regionais (restauração e alojamentos locais, lojas de artigos e embarcações), e associativos (clubes de pesca), bem como os apoios institucionais da CCDR do Centro, do ICNF e do Turismo do Centro.

O evento está pensado para corresponder a esses dois público-alvo, integrando assim uma feira de artigos e embarcações do setor da pesca, Workshops temáticos com profissionais especializados da Universidade de Évora/MARE, Universidade de Aveiro e da ESAC – IPC e, ainda, com as presenças de representantes do Clube de Pesca Rubiska Druzina TOMIN, Soca Fly, Westcountry Rivers Trust, Devon and Severn Inshore Fisheries and Conservation Authority, Seatrout Fyn e South Kerry Development Partnership Limited., Arte Urbana, Fish Summer Nights, Trout Adventure Trail, 1.ª Feira de Artigos de Pesca e Embarcações, Workshops, ações promovidas pela Academia de Pesca, Showcooking / Tasting, uma Kids Zone temática, são alguns exemplos do programa do festival.

Comentários Facebook - Trutas.PT
Related Posts with Thumbnails




Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.