Lima e Cávado – Pesca lúdica proibida em 2018??

Lima e Cávado – Pesca lúdica proibida em 2018??


Como costuma ser hábito por estas alturas, já temos a publicação dos editais para 2018 que regulamentam a pesca nas zonas de pesca profissional de dois grandes rios do norte com grande vocação truteira: o Lima e o Cávado. Depois de os ler na íntegra e ter consultado alguma legislação acessória, verifico que o ponto 25 destes editais parece ser completamente contundente e aponta para a total proibição da pesca lúdica nestas duas zonas de pesca profissional.

Para poderem ter uma ideia mais clara do que estou a falar seguem os editais abaixo:



Será que eu estou a ver bem???!!!

A primeira questão que se coloca depois de ver isto é até que ponto isto é um lapso ou então uma iniciativa bem pensada. Se se verificar o segundo caso, então não sei até que ponto é que isto poderá fazer algum sentido para quem está a legislar, mas para mim não faz sentido nenhum!! Atendendo à grande dimensão das áreas em questão e ao facto de a pesca lúdica ter impactos muito reduzidos quando comparados com a pesca profissional, parece-me que estamos a exagerar ou então a tentar preservar de forma errada. No limite, posso ter que aceitar uma proibição total de todo o tipo de pesca nestas zonas durante um ano inteiro. Agora favorecer a pesca profissional em detrimento da componente desportiva??!! Parece-me no mínimo coisa de gente pouco instruída e que ainda anda a apanhar bonés há dois anos, à procura de inspiração para formalizar as portarias de uma lei da pesca que ficou pela rama em finais de 2015!! No mínimo, ridículo!!

Dito isto, resta esperar que haja uma adenda ao edital o mais rápido possível e que reponha a racionalidade em moldes semelhantes aos que constam do edital do ano passado! Vejam o ponto 24 do edital do Rio Lima para 2017 a autorizar a pesca desportiva! Está aqui abaixo para quem quer ver:


Se querem proteger alguma coisa, então protejam a sério e não venham com medidas cosméticas para enganar o comum dos mortais e mostrar serviço onde ele não existe!! Aquilo que estão a fazer é mau de mais para ser verdade!!

Comentários Facebook - Trutas.PT
Related Posts with Thumbnails




Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.