Rio Mondego – finais de Janeiro.

Rio Mondego – finais de Janeiro.



Na última semana de Janeiro, o rio Mondego apresenta um caudal forte caracterizado por correntes vivas e oxigenadas. As fotos presentes neste post, tiradas a jusante do Porto da Carne, são o testemunho evidente de que o rio corre com força e ainda alaga algumas das margens. Claramente um bom prenuncio para a desova das trutas.

Se bem que parte deste afluxo é devido à abertura da Barragem do Caldeirão, não há que descurar a importância do degelo da Serra da Estrela. De facto, a neve da Serra da Estrela funciona sempre como uma reserva estratégica para manter os bons caudais do Mondego até Março/Abril. Assim, mesmo que não chova nos próximos tempos, é de esperar que os caudais e correntes se mantenham a bons níveis no Mondego, garantindo condições ideais para trabalhar as amostras desde a abertura. O único problema poderá ser a temperatura da água, pois com o degelo a temperatura é relativamente baixa e as trutas só se movimentam nas alturas mais quentes do dia. Há que insistir nos locais mais promissores!

Para mais informações sobre a pesca à truta no rio Mondego, ver: http://www.trutas.com.pt/rio-mondego.html

Related Posts with Thumbnails




Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.