Depois de uma visita ao Vez sem grandes resultados, estava na altura de mudar de estratégia e avançar para águas mais calmas. Touvedo foi a opção mais óbvia. As chuvas fortes tinham posto algumas linhas de água a funcionar e as trutas das barragens gostam imenso de se colocar à saída de alimento fresquinho. Na teoria é tudo muito bonito, mas na prática há muitos factores a considerar, entre os quais, o nível de água na albufeira, intensidade de chuva, número de pescadores presentas na massa de água, etc.
Cheguei a Touvedo por volta das 14h30. Resolvi logo tentar a minha sorte a 400 metros do muro da Barragem na margem esquerda. Com muita água na albufeira, o cenário era pouco prometedor. À minha frente, na margem oposta tinha 5 pescadores, 3 ao fundo à minhoca e dois ao spinning com colher. Durante 20 minutos realizei alguns lançamentos com vibrax e X-rap numa zona de ramos secos dentro de água, mas nem toque de truta. Viam-se alguns sinais de peixe a alimentar-se de pequenas moscas á superficie, mas deviam ser escalos. De um momento para o outro entrou chuva forte e resolvi mudar de local. Peguei no carro e avancei para uma baía com um areal seguido de margens com madeira morta dentro de água.
Quando cheguei ao local, as condições estavam calmas. A paisagem era aquela que se podia apreciar na fotografia abaixo. Águas calmas e paradas, areal e alguns pequenos regos de água a escorrer para a Barragem. Parecia claramente uma boa praia fluvial e sem concorrência. Nem um pegada na areia. Resolvi preparar-me com calma e coloquei um rapala original floating de 7 cm cor RT na linha. Escolhi esta amostra devido á sua capacidade para ser trabalhada com eficácia em zonas de fortes coberturas de ramalhos. Apesar de ser uma amostra “old school”, é um verdadeiro colosso na altura de atrair trutas.
Olhando para a praia à minha frente ainda hesitei. Valeria a pena realizar aqui um lançamento? Bem, como o rapala tinha sido atado há pouco num fio rigido como o Falcon, convinha fazer os primeiros lançamentos para habituar o fio ao peso pluma do floating de 7. O primeiro lançamento foi realizado, mas o leve peso da amostra fê-lo cair a 15 metros. Tipico. Comecei a trabalhar o rapala e de repente sinto uma força lateral, cravo rápidamente e verifico que tenho uma grande truta na linha. Ela começa a correr para a direita tentando ir buscar ajuda num ramalhos, mas consigo pará-la a tempo. Lá começa a luta com ela cabecear fora de água, mas o rapala estava bem seguro. Como não tinha inclinação na margem, não foi dificil arrastar a truta para a areia e acabar com a batalha em menos de 1 minuto. Nesta altura, o Falcon 0,18 portou-se bem e não deu parte de fraco. Tinha tirado uma excelente truta de 45 cm e cerca de 1 kilo de peso numa zona onde desde a abertura já tinham passado quase de certeza um bom número de pescadores à minhoca e à colher. E ali estava ela. Pura beleza de Touvedo :)!
Animado por esta captura, resolvi avançar para a zona de ramalhos onde deviam estar uma ou duas trutas. O nível da albufeira estava elevado e eram poucos os sitios onde se podia pescar, Mesmo assim avancei para 3 ou 4 locais meus conhecidos. Insistindo no rapala e com chuva forte, consegui tirar mais uma truta de 22 cm (que rápidamente devolvi à água) e levar mais duas picadelas de outras trutas de bom tamanho. No entanto, já estava mais do que satisfeito. Já tinha tirado o troféu de Touvedo e portanto resolvi deixar algumas trutas para a expedição de Domingo.
Mais uma vez, os dias de chuva em Touvedo são bastante interessantes. As hostilidades já estão abertas e mal os níveis da albufeira desçam para valores mais aceitáveis, vai ser altura de tentar as grandes trutas de 2 ou 3 kg. Ainda lá anda uma grande bicha de quase 3 kg com um rapala floating de 7 cm que tem dono. Não me esqueço!

Boa, bem me parecia que tinha algo na manga.