Depois de um Sábado no Gerês, estava na altura de voltar a planicie à procura das boas trutas. Desta vez, o alvo foi a bacia hidrográfica do Minho, nomeadamente um dos seus grandes bastiões: o Rio Mouro. Já meu conhecido doutras andanças, este rio figura nas minhas memórias pela visualização de duas boas trutas de kilo à saída de uma corrente profunda. Essa imagem é o melhor reflexo daquilo que mais me atrai no Mouro: a possibilidade de capturar grandes troféus.
Com as chuvas fortes da semana passada, o meu instinto foi realizando as contas ao Rio Mouro. Estava na altura de bater um bom par de açudes onde eu sabia que possivelmente algumas boas trutas poderiam estar escondidas. O lugar estava escolhido. Ia começar na Ponte do Curto e iria bater o rio em dois segmentos: primeiro para jusante, até à zona de protecção de desova e depois para montante. O tempo estava relativamente nublado com algumas abertas e o rio apresentava boas correntes.
A pescaria ao spinning arrancou com uma combinação X-rap de 6 cm versus rapala cd-5 Gold. Apesar da má performance dos anzóis do cd-5 no dia anterior, resolvi voltar a dar-lhe uma nova oportunidade, pois as águas estavam relativamente claras para amostras grandes. No primeiro açude, levei um pequeno toque no rapala numa zona calma. Vi a truta a dar de lado no rapala, mas não cravou. À medida que fui avançando, não senti mais nada. Isto até chegar a uma corrente com uma profundidade média de 1,5 a 2 metros. Aí começaram os toques e as capturas.
As trutas davam toques ligeiros após alguns lançamentos e só depois é que entravam a sério. Parece que não estavam habituadas ao rapala. Em 20 minutos tirei 3 trutas; uma de 25 cm, outra de 26 e uma de 21 cm (esta última prontamente devolvida à àgua). Entraram com força quando o rapala cd-5 passava pelo meio do rio e deram uma luta excelente. Mas isto náo foi nada comparado com os 10 toques que tive. Mais uma vez os anzóis estavam a deixar os seus créditos por mãos alheias.
Depois deste primeiro troço bem sucedido, avancei para uma corrente profunda numa área com margens bem delineadas e com árvores frondosas. Era claramente o sítio para boas trutas. Lancei a primeira vez, nada. Segunda vez, o rapala leva uma pancada seca muito bem definida. Terceira vez, nada. Quarta vez, entra uma truta espectacular ao centro do rio marcando a sua presença com um salto fora de água. Perante isto cravei energicamente e começou o combate. Vi logo que estava perante um bom exemplar. Cabeceando e tentar forçar a fuga a favor da corrente, a truta foi uma adversária fabulosa e só se rendeu passado dois minutos. Um excelente exemplar de 37 cm com grandes pintas negras (ver foto). Claramente uma grande truta de zonas arborizadas. O dia estava feito 🙂 O Mouro tinha colaborado!
Animado por esta captura, voltei a lançar para o mesmo sitio e levei uma pancada formidável na amostra (tipo tronco) nos primeiros 3 metros de recuperação. Devia ser um monstro muito superior aquele que capturei. A truta que capturei andava bem acompanhada, mas a companhia era mais mafiosa e não queria nada comigo. Ainda tentei 7 ou 8 lançamentos, mas nada!
Depois destas emoções fortes, resolvi recuperar à Ponte do Curto para pescar para montante. Numa área mais batida pelos pescadores e com menos água, a pesca tornou-se mais dificil. Tirei mais 3 trutas sem medida em correntes com alguma profundidade. Foi o suficiente para me fazer chegar à hora do almoço, numa altura em que comecei a visualizar vários pescadores na minha proximidade.
Com excelentes emoções vividas, estava mais do que satisfeito e resolvi fazer-me à estrada. O rio Mouro tinha dado o seu melhor e pouco mais havia a dizer. Ficou só a saudade e a vontade de voltar a pesca no Mouro, assim que possível.

Viva,
Já a algum tempo que não comentava os Seus excelentes posts,mas tenho seguido atentamente o seu Fantástico trabalho.
Queria aqui deixar um “obrigado” em meu nome e certamente de muitos leitores deste espaço pela dedicação e trabalho de recolha,sempre com cuidado de não induzir em erro os visitantes.
Bem sei o quanto custa gerir um espaço como este,várias horas por dia,pois também faço gestão de um blog e um site que me roubam parte das minhas horas de lazer.
Bem sei que o faz a troco de nada, por isso aqui vai a minha homenagem publica.
Tem realmente profundo conhecimento da matéria que aborda e conhece bem os nossos rios,louvo-o por isso,escreve também muito bem.
Gostava sinceramente de o convidar para uma jornada de pesca,eu estou disponível a qualquer altura,desde que seja programada com tempo.
Mande noticias…
Mais uma vez,Obrigado pelo fantástico trabalho.
Cumprimentos
João Dias
http://trutaseserras.blogspot.com/
Caro João Dias,
O muito obrigado pela sua generosidade.
No fim de semana imediatamente após a Páscoa poderemos marcar uma saída em conjunto para confraternizar, tentar capturar umas trutitas e sobretudo recolher material para uns bons posts.
Como pesca em rios que conheço bem, deixaria a escolha do rio e do dia de pesca (Sábado ou Domingo) ao seu critério. Tenho a certeza de que passaremos um óptimo dia.
Um grande abraço,
Trutas.PT
P.S.: Para combinar melhor, na próxima semana envie um email com o seu telemovel para mplaferreira@yahoo.com
Boa noite!
Isto interessante era fazer um encontro em grande escala!
Um dia de pesca e de convivio entre todos nós que frequentamos o nosso cantinho na net!
Abraços!
Ola
Ja algum de vos pescou no rio homem
Caro Pedro,
Só pesquei duas vezes no rio Homem, sempre nas proximidades da zona de Amares. Nunca dediquei um dia de pesca ao rio Homem, normalmente vou pescar ao Cávado e depois lá me lembro eventualmente de dar uma volta no Homem. Das duas vezes que lá fui, tirei algumas trutas sem medida e só vi trutas pequenas. Já me falaram que mais para montante existem umas boas trutas, mas nunca surgiu oportunidade de explorar esses rumores. Possivelmente este ano!
Abraço,
Trutas.PT
Viva,
Estão com sorte,pois eu sou grande conhecedor do Rio Homem.
Era esse mesmo Rio que eu o ia,e estou a convidar,para visitar-mos juntos.
Foi o Rio que me ensinou a pescar trutas,pois nasci junto dele.
Ao contrario do que pensa,o rio Homem comporta exemplares acima de 2,3 quilos.
Já tive oportunidade de fazer uma entrada no meu blogue à cerca deste Rio,contudo penso em breve dar mais informações.
Conheço-o desde a nascente à foz,tem paisagens fabulosas e boas trutas.
Qualquer esclarecimento,não hesitem em me contactar.
Tem um lugar misterioso que eu lá para Junho penso fotografar e filmar.
Abraço,
João Dias
Eu tambem conheço bem o rio homem porque eu sou de terras de bouro e costumo pescar la belas trutas na zona de guardenha em terras de bouro mesmo na vila e na zona de valdreu Posso dizer que foi no rio homem que aprendi a pescar.Eu ja pesco desde dos 7 anos e agora tenho 15.
Quando quizeram marcar uma pescaria para o rio homem é so avizar.
Muito bem :). Parece que é só uma questão de marcar para fazer a minha iniciação a sério no Homem!
Temos de marcar, quando poder diga alguma coisa.
Por mim pode ser nos dias 10 e 11 de Abril.
E para quando um ajuntamento do povo todo?
Eu posso ajudar na organização!
Para isso precisavamos de um local bem recheado de trutas! Talvez a abertura das barragens da Serra da Estrela no dia 1 de Maio. A lagoa comprida é um bom sitio para marcarmos isso.
Por mim tá bem.
Mas voce nao pense que vai tirar tantas trutas como costuma tirar nos outros rios porque la nao ha assim tantas trutas.
Sem problemas! Por mim fica já marcado para o dia 10. Só preciso que me digas a hora e o local. Se quiseres envia-me email directamente para mplaferreira@yahoo.com.
boa noite!
muito bonita essa truta!
vim agora agora de uma boa pescaria no coura.
gostava tambem de particepar no encontro!acho importante e positivo haver iniciativas deste genero!
cumprimentos
Digam-me cá uma coisa, esse “encontro” só é válido para os praticantes de spinning, ou está também aberto a outras modalidades? Nunca me fiz de convidado, mas se tiverem “pachorra” para me aturar…
Abraço,
Joca
Bem como não costumo ler coments a posts. Como tal não reparei nestes comentários e na marcação de uma pescaria/convívio já agora gostaria de saber se já foi se não e se posso participar. Pelo que me parece ainda não e se for o caso, eu também gostaria de poder ir pelo convívio e por conhecer mais um fantástico rio. Desde já um abraço a todos e digam algo obrigado.
Boas,
Essa possibilidade não avançou e para já está tudo parado. Eu já falei dessa possibilidade com o Miguel e pode ser que ainda se avance este ano.
O principal problema é escolher um rio que agrade a todos … já que alguns vão querer pescar 🙂 e se calhar tirar umas trutas ..
Vamos indo e vamos vendo …
Abraço