Depois do sucesso do ano passado, a Feira da Caça e Pesca de Ponte de Lima volta ao nosso calendário de eventos principais para o ano de 2010. De acordo com informação recolhida junto do site da Camara Municipal de Ponte de Lima, esta segunda edição irá decorrer na Expolima entre os dias 23 e 25 de Julho de 2010. O programa já está publicado na íntegra e pode ser consultado na iframe abaixo:
Como podem verificar pelo cartaz (linda foto de perdiz) e pelo programa, a caça domina a maioria das actividades, portanto os pescadores de trutas vão ter que arranjar plano alternativo. Certamente que não será problema!
Sendo Ponte de Lima uma região por excelência para a pesca da truta, este é um evento onde esperamos uma presença numerosa de pescadores, bem como de lojas da especialidade. Será uma boa oportunidade para trocar algumas experiências, conhecer novos produtos e amostras, fazer novas amizades e mesmo realizar algumas pescarias. Os prazeres da mesa também estarão garantidos, pois este é um dos locais do país com maior riqueza gastronómica e com bom vinho verde.
À semelhança do ano passado, estamos desde já a pensar em passar por lá com dois objectivos em mente. Primeiro, realizar uma incursão matutina às trutas do rio Lima, em local ainda a definir. Segundo, visitar o certame durante a tarde. Com este programa alternativo, certamente que iremos desfrutar em pleno de um dia bem passado a pescar e a falar de trutas 🙂
Se estiverem nas proximidades de Ponte de Lima, aconselho claramente a visita a este evento. É uma excelente oportunidade para conviver, tomando como motivo principal a nossa paixão pela caça e pela pesca, nomeadamente a das trutas. Se tiverem disponibilidade suficiente, podem desde já começar a planear uma pescaria às trutas nos seguintes rios da zona de Ponte do Lima: Lima, Trovela, Estorãos e Labruja.

O programa da Feira de Ponte de Lima já está disponivel para consulta no Trutas.PT. Uma boa feira para todos!
Passamos pela Feira da Caça e Pesca no Sábado ao final da tarde.
Com a maioria dos eventos concentrados à volta da caça, para os pescadores de trutas sobrava sobretudo a gastronomia e o convivio com outros pescadores. E foi atrás disto que fomos … Juntamos alguns amigos … comeram-se uns petiscos, bebeu-se um bocado e falou-se de muita e boa pesca … Não se comprou nada de jeito, mas ficaram algumas boas dicas que podem render excelentes pescarias, especialmente no próximo ano.
Só pelo convivio valeu a pena. E nisso, esta edição valeu claramente a pena.
Só um aspecto a lamentar. Tivemos o espectáculo dantesco de um grande incêndio a queimar na zona de Ponte de Lima. Com o calor que fazia, o ar acabou por se tornar muito mais pesado e a nossa conversa começou a descarrilar para os quimicos retardantes utilizados pelos aviões e helicopteros de combate ao fogo que irão acabar por matar algumas trutas … 🙁
No entanto, no final, a impressão foi muito positiva e para o ano voltaremos a colocar este evento na nossa agenda.