Novos rapalas truteiros para 2011.

Novos rapalas truteiros para 2011.


Com a aproximação da nova temporada de 2011 e sobretudo com a chegada do Natal, a Rapala resolveu lançar as suas novidades em termos de peixes artificiais. Dos três novos modelos propostos, existem dois que se destinam às trutas. Mais uma vez, a Rapala aposta na inovação para conseguir vender os seus produtos, tentando encontrar novos métodos para atrair os predadores e imitar na perfeição o comportamento dos peixes que lhes servem de alimento. Como sempre, todos os modelos que chegam ao mercado foram alvo de vários testes realizados por pescadores profissionais que tentaram colocar estas amostras á prova perante vários peixes e nas situações mais diversas. Assim, estamos perante iscos que à partida nos oferecem algumas garantias de qualidade e performance.

Relativamente ao modelos que interessam aos pescadores de truta, há a destacar duas versões de uma mesma linha: a Clackin. Esta linha destaca-se pela inserção de placas metálicas no centro do corpo do peixe que tem como função intensificar o ruído (rattle) dentro de água e também aumentar o peso da amostra. Existem pequenas bolas dentro da amostra que estão constantemente a bater contra estas placas metálicas, criando um ruído muito intenso e repetitivo. Ao nível do peso, o aumento de peso permite simultaneamente lançamentos mais longos e também um maior equilibrio dentro de água. As duas versões disponíveis são: o Clackin’ Minnow e o Clackin’ Crank. Enquanto a primeira versão é essencialmente afundante, a segunda é do tipo floating. Ambas as versões estão equipadas com anzóis da VMC e dispõem de coberturas e acabamentos que maximizam os reflexos da luz dentro de água.

O modelo Clackin’ Crank corresponde a um peixe artificial corpulento, disponivel em dois tamanhos: 5 cm (9 gramas) e 7 cm  (18 gramas). A sua acção é do tipo floating, afundando à medida que se recupera a linha de pesca. O modelo de 5 cm afunda até a 1 metro de profundidade enquanto que o de 7 cm fica-se pelos 1,2 metros. A sua natação é muito rápida, vibrante e agressiva, gerando um forte poder de atracção para os predadores. Está disponivel em 16 cores e aquelas que mais sucesso poderão ter na pesca à truta são a GO (Gold Olive), G (Gold), PGS (Pearl Grey Shiner) e a S (Silver).

O modelo Clackin’ Minnow corresponde a um peixe artificial esbelto, disponivel em dois tamanhos: 9 cm (16 gramas) e 11 cm  (21 gramas). A sua acção é do tipo sinking, afundando ainda mais à medida que se recupera a linha de pesca. Este modelo foi construído com base na plataforma do X-Rap e como tal também apresenta uma pena no triplo da cauda, no entanto devido ao seu peso muito mais elevado, permite lançamentos mais longos. O modelo de 9 cm afunda até a 1 metro de profundidade, enquanto que o de 11 cm fica-se pelos 1,5 metros. A natação do Clackin Minnow é do tipo peixe ferido e requer uma acção de pesca do tipo jerkbait, gerando um forte poder de atracção para os predadores. Também está disponivel em 16 cores e aquelas que mais sucesso poderão ter na pesca à truta são a GO (Gold Olive), G (Gold), OG (Olive Green) e a S (Silver).

Para conhecerem melhor estas novidades da rapala e sobretudo a sua acção rattle, podem sempre visualizar o video do seu primo mais próximo na How2TV (o Clackin’ Rap). Dirija-se à pagina da How2TV e click no Clackin’ Rap 6. Apesar desta amostra se destinar sobretudo ao achigã, não deixa de servir para demonstrar algumas das qualidades herdadas pelos seus novos primos. Aliás, nunca é demais ver e rever estes videos da Rapala … só se aprende cada vez mais 🙂

Related Posts with Thumbnails




Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.