Abertura às trutas 2011!!

Abertura às trutas 2011!!

Caros amigos pescadores de trutas, chegou o momento por nós tanto ansiado.

Estamos a menos de um dia da abertura da pesca às trutas e já muitos de nós estão a finalizar os preparativos para se deslocarem ainda hoje para os locais de pesca (E eu não sou excepção 🙂 ). Quero aproveitar esta oportunidade para desejar a todos os colaboradores e visitantes do Trutas.PT, uma excelente abertura recheada de bons momentos de pesca e de amizade.

Para os verdadeiros praticantes do spinning, interessa essencialmente comprovar a boa forma em termos de lançamentos, escolhas de iscos e recuperações adequadas. Independentemente das capturas, uma boa abertura vai-se sobretudo medir pela capacidade de visualizar bons exemplares de trutas, de não perder amostras e pelos bons momentos passados com os amigos. Depois de fortes chuvadas no ínicio do mês de Fevereiro, apareceu uma semana de bonança e bom tempo que permitiu um aumento da temperatura e o retorno dos rios aos seus leitos normais. Perante isto, antecipam-se boas condições para a pesca ao spinning, com correntes normais para esta época do ano e com algumas trutas já a apresentarem um bom nível de actividade. Prevê-se, à semelhança do ano passado, que as trutas estejam mais activas em zonas de planicie do que em zona de montanha, onde as temperaturas serão certamente mais baixas. Por último, uma referência para alguns rios de maior caudal. Nestas massas de água, a existência de barragens pode condicionar a pesca, e assim alguns poderão não estar nas melhores condições para amanhã. Nestas situações, convém ficar atento e deixá-los em reserva para os próximos dias. Aliás, e como muitos sabem, os dias de abertura não são necessáriamente os melhores em termos de pesca propriamente dita.

Queria só deixar uma última palavra para a questão da segurança. Uma boa pescaria não é aquela em que se tiram muitas trutas, mas é aquela em que ninguém se aleija. Portanto, quer na estrada, quer no rio, aconselha-se uma postura defensiva. Até, porque alguns de nós têm andado afastados das vertentes rochosas de alguns rios. Não vale a pena meterem-se em grandes aventuras, pois não há nenhuma truta que valha um vida humana.

Fica aqui um forte abraço para todos e … Boa Sorte!

Related Posts with Thumbnails


Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.