Durante a minha última visita ao Rio Coura na zona do Sopo, tive oportunidade de verificar as condições deste grande rio truteiro. Como era de esperar nesta zona do Coura, o débito da Central de France estava a condicionar as condições do caudal, gerando um fluxo sustentado de água que permitia a formação de correntes, mesmo em zonas mais profundas.
As correntes eram as ideais para a pesca à truta gerando linhas de alimentação constantes ao centro do rio e permitindo a criação de alguma distorção visual dentro de água. Estavam claramente as condições ideais para pescar ao spinning com isco artificial: colher ou peixes artificiais. A temperatura da água estava também a níveis muito aceitáveis e portanto as trutas não deveriam ter grandes dificuldades em manter níveis de actividades normais para esta época do ano.
Aliás, a própria pescaria que foi realizada neste dia confirma estas boas condições. As trutas estavam activas e adoraram o trabalhar do X-Rap neste tipo de cenário … mas isto é outra história para outro post 🙂
Ficamos também com a sensação de que a interrupção do débito da Central de France não traria qualquer melhoria das condições de pesca. De facto, a estagnação das águas só iria colocar as trutas em regime de alerta mais elevado, dificultando exponencialmente a acção dos pescadores.
No global, o rio nesta localidade tem uma beleza impressionante e apresenta uns açudes divinais para a pesca às trutas. É um daqueles locais que recomenda a qualquer pescador de trutas que se preze. Sempre que por lá passo, tenho pesadelos com trutas enormes a deambular pelos açudes e a comerem no topo das correntes mais profundas … e não devo andar muito enganado 🙂 Qualquer dia, os meus pesadelos vão-se concretizar …
Mas que belo sitio para ter uma casa de férias!Então essa na 1ª linha do rio…até da varanda dá para pescar!
Abraço
É um sitio divinal … com um açude espectacular!
O problema é o preço das casas que não é nada barato 🙂 Não é para quem quer, é para quem pode!
Portanto, resta-nos só mesmo passar por lá a pescar e admirar a beleza do local … e também tirar umas trutitas Eheheh