Meteorologia para a abertura das barragens do Gerês

Meteorologia para a abertura das barragens do Gerês

A poucos dias da abertura da pesca à truta nas Barragens do Gerês, importa conhecer quais as previsões meteorológicas para esse dia especial. Apesar de estas previsões terem sempre alguma margem de erro, não deixam de ser um bom indicativo para irmos planeando a nossa abordagem e a estratégia de pesca. Mais uma vez, e como já é nosso hábito, vamos realizar as nossas previsões com base na informação disponivel no site do Windguru, tomando como ponto de referência a cidade de Viana do Castelo.

As previsões para o dia 1 de Abril apontam para um dia soleado com algumas nuvens e temperaturas agradáveis entre os 13 e os 20 graus centigrados. Obviamente que estes números tenderão a ser mais baixos na zona do Gerês, e portanto a amplitude correcta poderá estar algures entre os 7 e os 16 graus. Relativamente ao vento, tenderá a soprar moderado a forte do leste e do sul, aumentando de intensidade a partir das 10 horas da manhã.

Estas condições poderão não ser as melhores para um dia de pesca, mas certamente criarão o ambiente correcto para um bom dia de convivio. A mais valia para capturar algumas trutas vem sobretudo da chuva que caiu no fim de semana e principio da semana e que deverá ter posto algumas linhas de água a funcionar. Perante isto, não me parece nada disparatado pensar que as trutas estarão ainda alimentar-se. No entanto, isto não significa pescarias fáceis, porque com céu relativamente claro as trutas devem estar alerta, obrigando-nos a utilizar estratégias de pesca mais refinadas.

A temperatura primaveril parece-nos um factor interessante, pois deve fomentar uma maior actividade da parte das trutas. Já o vento, ao soprar com alguma intensidade pode condicionar a distância e direcção de alguns lançamentos e levar a que as trutas se encostem em zonas especificas … nas linhas de transporte de nutrientes que se irão formar.

No global, temos condições amenas para desfrutar de um bom dia de emoções atrás das bravas trutas do Gerês. Agora, está quase tudo do lado delas 🙂

Related Posts with Thumbnails


Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.