Na sequência de uma visita a uma loja de pesca em Viana (Loja do Ferraz), deparei com uma linha de pesca que me foi apresentada como sendo bastante eficaz no spinning mais pesado. O seu nome? Berkley Trilene XL Smooth Casting.
Segundo a Berkley, esta é uma linha extremamente versátil que permite lançamentos suaves e controlados, tendo uma baixa capacidade de memória com efeitos positivos em termos de enrodilhamentos (perucas) e dobras na linha. É considerada como sendo um monofilamento relativamente resistente e que permite um bom controlo em termos de cravagem e controlo das capturas. É também recomendado para a pesca com vários tipos de técnicas e iscos.
Desde logo, manifestei alguma desconfiança relativamente a este tipo de monofilamento, devido a más experiências com esta marca, sobretudo em multifilamentos, mas sem grandes opções e com pouco tempo para decidir, tinha mesmo que me chegar à frente. Eu precisava de comprar linha para pescar aos achigãs, mas estava também a pensar até que ponto é que a mesma linha poderia ser utilizada para pescar salmões ou trutas mariscas. Assim, e depois de alguma conversa, decidi-me pelo tamanho 0,22 com resistência de 5,2 kg, num carreto de 300 metros.
A resistência anunciada da linha não me pareceu nada de excepcional, até porque tinha conhecimento de outras marcas com resistências superiores para diâmetros mais finos; como por exemplo o 0,18. Mesmo assim, decidi arriscar! Com uma bobina de 300 metros a ser vendida por 5 euros, certamente que havia margem de manobra para as coisas correrem mal … E se não corressem, havia sempre a possibilidade de encher duas vezes a bobina do carreto, com 150 metros de cada vez.
O primeiro teste de força foram dois dias de pesca intensiva ao achigã, usando sobretudo peixes artificiais, vinis e spinnerbaits. O material de pesca, consistia numa cana de pesca Silstar Powertip de 2,10 metros e num carreto Silstar LongStroke, com capacidade para aproximadamente 350 metros de 0,22. Nestas sessões, ficamos com a impressão de que esta linha tem um comportamento bastante satisfatório para jornadas prolongadas de spinning. Os lançamentos, apesar de não atingirem distâncias muito elevadas, conseguiam alcançar fácilmente os locais pretendidos e nunca assistimos à formação de nenhuma peruca. Durante a luta com o peixe, verificamos que a linha apresentava alguma elasticidade e que mesmo quando levada ao limite, conseguia aguentar os arranques impetuosos de algum achigã de maior peso. Em termos de cravagem do peixe, verificamos alguma perda de contacto, mas nem por isso deixava de fazer o seu trabalho com eficácia, quando o peixe entrava bem à amostra. Em termos de nós, não verificamos perdas significativas ao nível da resistência do monofilamento.
No que diz respeito a alguns pontos menos bons, verificamos que a resistência está muito próximo da anunciada (cerca de 5 kg) e que a linha tende a sofrer um desgaste relativamente rápido, especialmente quando utilizada para pescar com jerkbaits. Foi notório, à medida que passaram as primeiras 3 horas, que a linha começava a apresentar algum desgaste, começando a apresentar uma superficie mais rugosa e com menor resistência. Isto obrigou a ir acompanhando a linha regularmente e a realizar cortes de segmentos, que nalguns casos chegaram quase aos 10 metros.
No global, consideramos que esta linha tem prestações bastante interessantes, colocando-se num patamar médio em termos de monofilamentos para spinning. A resistência da linha, a sua elasticidade e a falta de memória foram as principais vantagens que detectamos durante as sessões de pesca. O que está anunciado na caixa é exactamente aquilo que é oferecido por este produto e nesse aspecto ficamos agradavelmente surpreendidos, especialmente depois de uma primeira desilusão que tinhamos tido com outra linha da Berkey. A deterioração da linha é um aspecto sensível que deve ser monitorizado, no entanto acreditamos que apresenta um muito bom compromisso entre preço e valor acrescentado (se conseguirem o mesmo negócio que eu – 5 euros por 300 metros) 🙂
You must be logged in to post a comment.