Sorteios/licenças especiais de pesca online?

Sorteios/licenças especiais de pesca online?


Todos nós conhecemos bem como funciona o sistema de atribuições de licenças de pesca especiais para as zonas de pesca reservadas e nalgumas concessões de pesca desportiva em Portugal. Os pescadores para acederem a algumas destas licenças têm que realizar, nalguns casos, várias centenas de quilómetros, perder dias de trabalho e realizar longas esperas. São várias as histórias de pescadores que fazem filas desde as 3 horas da manhã ou desde do dia anterior para simplesmente terem licenças para as aberturas da Serra da Estrela, Vade, Coura, etc. Enfim, por este tipo de histórias, verificamos que este é claramente um sistema, que pelos custos e transtorno que trazem aos pescadores que trabalham e que vivem em zonas citadinas, favorece os pescadores ribeirinhos de forma pronunciada. É portanto, um sistema injusto!

Será que pode ser melhorado? Com certeza que sim. Não há razões para que a atribuição de licenças especiais não seja realizada online via sorteio. Isto com certeza que reduziria em muito os custos com a emissão das licenças ano após ano (tornando-as automáticas) e traria uma maior equidade para todos os pescadores que pretendem aceder a alguns dos melhores locais de pesca à truta em regime concessionado do nosso país.

A experiência espanhola parece-nos claramente um exemplo a seguir. Foi com agrado que verifiquei que o sorteio e a emissão de licenças já é realizado online em algumas províncias de Espanha, nomeadamente em Castilla y León. Existem prazos específicos para enviar as candidaturas de um determinado grupo de pescadores (normalmente no final do ano anterior ao qual se pretende pescar) e as licenças são atribuídas por sorteio, muito antes da época começar. Isto permite a cobrança atempada das licenças ou a realização de trocas entre pescadores, quando os rios ou concessões ou dias que saem em sorteio não são os de primeira eleição.

Esta experiência, apesar de alguns problemas que ainda possa ter, parece ser muito mais equitativa e eficaz do que aquela que neste momento temos em vigor no nosso país. Penso que pode servir de exemplo para encontrarmos uma solução que se adeqúe à nossa realidade. Só assim é que poderemos todos ter alguma hipótese de conseguir pescar no dia da abertura de alguns dos melhores locais de pesca que existem em Portugal 🙂

Related Posts with Thumbnails




Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.