Boas Festas – 2011!

Boas Festas – 2011!


Caros colaboradores e amigos do Trutas.PT,

Estamos praticamente em plena consoada de Natal e portanto impõe-se uma palavra amiga para todos aqueles que nos acompanharam ao longo deste ano, de forma mais ou menos activa. Apesar dos amargos de boca financeiros e económicos, este ano destacou-se pela excelente temporada de trutas que nos brindou. Os bons caudais dos rios e as chuvas de Março e Abril trouxeram os melhores exemplares para as correntes, pondo-os ao alcance das nossas amostras e permitindo excelentes capturas. Adicionalmente, também tivemos a oportunidade de desfrutar de inúmeras jornadas de pesca, a solo ou com companhia, mas sempre em simbiose com o entorno natural.

Foi com agrado que comprovamos que, mesmo após inúmeros desvarios de entidades privadas e públicas, alguns rios continuam a apresentar uma água límpida e a produzir stocks impressionantes de trutas selvagens. O rio Côa, o Lima, o Cávado e o Minho continuaram a ser dos locais mais interessantes para a captura de grandes exemplares. A temporada de salmão no rio Minho foi das melhores dos últimos anos e há razões para crer que esta espécie pode continuar a prosperar nas nossas águas e fazer as nossas delicias na margem do rio. Do lado negativo, a destacar a proibição da pesca no Parque Nacional da Peneda Gerês. Este foi um rude golpe para a nossa classe, já que nos privou do acesso a águas únicas para a pesca à truta. No entanto, esforços já foram encetados no sentido de alterar esta situação e esperemos que 2012 nos traga boas novidades a este nível.

Pela frente, vamos ter a temporada de 2012, que pelo andar da carruagem meteorológica, ainda não sabemos como se vai iniciar. De facto, a chuva que tem caído, pareceu-nos apenas suficiente para assegurar condições básicas para a desova das trutas e pensamos que muito ainda terá que chovar para que tenhamos condições favoráveis para uma abertura em pleno, não só à truta comum, mas também à truta marisca. A juntar isto, e para refrear ainda mais o nosso entusiasmo, o próximo ano também traz mais crise e aumentos de preços que se vão fazer sentir nas jornadas de pesca, via combustiveis e material de pesca. Provavelmente, vamos ter que planear melhor as nossas saídas e ser um pouco mais poupados na utilização do material.

Enfim, o importante é que as memórias de 2011 já estão do lado de cá e espera-nos um ano de 2012 por desbravar. Da nossa parte, só nos resta desejar um Santo Natal para todos e um excelente Ano Novo que lhes permita concretizar todos os vossos desejos … 🙂

Um abraço,

Related Posts with Thumbnails




Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.