Rio Alfusqueiro – Leito e Caudal – Fevereiro 2012

Rio Alfusqueiro – Leito e Caudal – Fevereiro 2012


Durante este último fim de semana, tivemos a oportunidade de passar pelo Alfusqueiro na zona de Campia e verificamos aquilo que já suspeitavamos há muito tempo. O caudal na zona da praia fluvial é bastante reduzido para esta época do ano, estando aos níveis daqueles que normalmente se verificam no final da temporada de pesca.

Como podem observar pelas fotos, as correntes são praticamente inexistentes e os poços apresentam deficits de água consideráveis. Ainda tentamos visualizar alguma truta ou qualquer outro peixe do cimo da ponte, mas nada conseguimos ver. Acreditamos que as condições para a pesca ao spinning poderão oscilar entre os extremos (muito díficil ou fácil), tudo dependendo do nível de actividade das trutas e do sentimento de stress a que andam sujeitas. Para se ter sucesso, os lançamentos terão que ser bastante precisos e devem ser realizados a distâncias consideráveis de onde as trutas se encontram. A capacidade do pescador se esconder do olhar das trutas é agora, mais que nunca, uma vantagem a explorar.

Com a temperatura a aumentar ligeiramente e com a chuva a tardar, cremos que a situação no Alfusqueiro se poderá deteriorar ainda mais e portanto a gestão das mini-hidricas é agora mais que nunca crucial para assegurar a manutenção das populações de trutas. A questão do caudal mínimo e da reserva de emergência devem ser muito bem ponderadas e poderão exigir uma maior coordenação entre as diferentes entidades envolvidas na sua gestão.

Certamente que dentro em breve teremos alguma chuva, mas convém desde já acautelar o próximo Verão para evitar uma forte mortandade de trutas, especialmente se esta tendência de seca se agravar.

Related Posts with Thumbnails




Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.