A seca em Portugal?? 1 de Março de 2012.

A seca em Portugal?? 1 de Março de 2012.




Depois de várias semanas a ser intoxicado com várias noticias sobre a seca em Portugal, deparei-me com este cenário interessante no dia da abertura. O local em causa é o Rio Lima no troço imediatamente a jusante do muro de Touvedo. E não estamos a falar de uma descarga casual, já que o rio esteve a bombar o dia inteiro e na carga máxima. Aliás, vários foram os pescadores de trutas que tiveram que abandonar este rio totalmente frustrados, após terem gasto bastante dinheiro em combustível e alojamento para ali pescarem no dia da abertura.

Mas isto é que é seca? Ou tá tudo doido? E já agora, porquê estas descargas exactamente no dia 1 de Março de 2012? Porquê não nos dias antes, sabendo que a abertura era dia 1??

Coincidência ou não, eu já tinha estado no Coura logo no início do dia, e também as barragens estiveram a debitar durante um período que me pareceu anormalmente prolongado, atendendo ao caudal do rio. Se havia água para isso … tenho algumas dúvidas. Desloquei-me à mini-hidrica a montante de Covas e não vi nada de excepcional em termos de reserva de água, estando muito abaixo dos seus níveis normais para esta época do ano.

Sei que é muito mau pensar que estas descargas foram realizadas de propósito para arrefecer severamente as águas dos troços a jusante das barragens, reduzindo assim significativamente a possibilidade dos pescadores tirarem algumas trutas no primeiro dia. Mas atendendo ao calibre de alguns invejosos e sacanas que andam no nosso País, já não digo nada. O que importa mesmo é olhar para as imagens acima … e penso que está tudo mais que dito 🙂

Related Posts with Thumbnails


Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.