Abertura da pesca às trutas na Serra da Estrela.

Abertura da pesca às trutas na Serra da Estrela.




Com o aproximar do dia do trabalhador (1 de Maio), também se aproxima a data para a abertura da pesca às trutas nas lagoas da Serra da Estrela. De particular interesse para aqueles que pescam com morte, é o facto de que este ano a lagoa comprida vai abrir e, portanto, são vários os pescadores que vão ter possibilidade de tentar as trutas arco-íris que por ali nadam. Depois da interdição da pesca durante um ano, são grandes as expectativas para tentar capturar um grande exemplar logo no primeiro dia.

Para os que desejam visitar a Serra da Estrela atrás das trutas, aconselhamos a que consultem o edital previamente. Para tal, podem visitar o nosso post com o edital.

Continuamos a lamentar o facto de que a atribuição das licenças de pesca não sofreu alterações relativamente à modalidade do ano passado, e como tal mantém-se o sistema arcaico da deslocação e fila de espera. Pensamos que há que evoluir para o sorteio e a inscrição online. Só assim, teremos um sistema democrático e minimamente transparente para todos os pescadores.

Ao nível da meteorologia esperada para o dia da abertura, as expectativas são boas. Tomando como referência o site do Windguru com previsões para a Figueira da Foz, espera-se um dia de chuva forte e com vento forte do quadrante Sudoeste. A temperatura deve ser bastante baixa na Serra e como tal a queda de neve também deve ser intensa. Assumindo que a água não esteja fria demais, provocando letargia e menor actividade das trutas, acreditamos que existem condições bastante boas para conseguir realizar uma boa pescaria.

Os grandes exemplares devem estar activos e portanto pode valer a pena apostar em amostras pesadas e de maior tamanho. Os melhores lugares devem ser entradas ou saídas de água, caso estejam activas. Se a neve for muito abundante e não correr água, penso que as zonas mais abrigadas e mais fundas, serão aquelas que terão mais potencial.

Enfim, à parte este conselhos mais técnicos, o que importa mesmo é que desfrutem de um dia de excelente convívio. Convém que se agasalhem ao máximo, pois a situação pode-se complicar rapidamente no alto da Serra, especialmente se cair um nevão forte. Não convém facilitar muito, pois já lá vivi algumas experiências mais radicais 🙂

Um abraço e votos de uma boa pescaria para os felizardos que vão realizar a abertura nas Lagoas da Serra!!

Related Posts with Thumbnails


Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.