Repovoamento de Trutas – Barragem de Serra Serrada

Repovoamento de Trutas – Barragem de Serra Serrada

Muito recentemente realizou-se uma acção de repovoamento com trutas na Barragem de Serra Serrada de Montesinho. O repovoamento foi realizado com cerca de 1500 trutas que vieram do viveiro de Boticas.

Esta barragem encontra-se a ser gerida no âmbito de uma concessão de pesca desportiva e, devido à falta de condições para a desova e reprodução natural das trutas, recorre de forma periódica a sessões de repovoamento para manter uma determinada densidade populacional. A concessão de pesca está atribuída à Associação de Caça e Pesca “Amigos de Montesinho” e concede um máximo de 80 licenças de pesca por dia.

Esta concessão de pesca tem vindo a ser gerida com a preocupação de gerir a riqueza turística que a pesca às trutas potencia na zona, especialmente devido à proximidade de Espanha. Muitos dos pescadores que frequentam algumas das águas truteiras da zona são Espanhóis.

Fica aqui esta informação para os pescadores de trutas que estão a pensar em passar pelo Parque Nacional de Montesinho. Possivelmente, valerá a pena fazer uma paragem para alguns lançamentos na Barragem da Serra Serrada. Isto, obviamente, depois de comprar a licença de pesca especial 🙂

Related Posts with Thumbnails


Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.