Pesca às trutas volta a Vilarinho das Furnas

Pesca às trutas volta a Vilarinho das Furnas

Depois da proibição geral da pesca desportiva instalada no Parque Nacional da Peneda-Gerês, finalmente começa-se a ver alguma luz ao fundo do túnel com o aparecimento de novas concessões em zonas onde a pesca estava anteriormente vedada pelo Plano mais recente. Como nos parece quase impossível voltar à pesca no regime livre ou não ordenado, esta acaba por ser a única solução no imediato para voltarmos a usufruir das bravas trutas do Parque.

Desta vez, a massa de água que foi concessionada é a Barragem de Vilarinho das Furnas. Esta barragem, apesar da introdução de espécies não indígenas e de uma gestão inconsequente, ainda tem um potencial significativo para o desenvolvimento de grandes trutas em zonas muito específicas.

A concessão foi atribuída ao Clube de Caça e Pesca do Campo e tem uma extensão de 7625 metros, no somatório das duas margens, contados a partir do paredão. Neste momento, ainda não sabemos como é que esta concessão vai funcionar, pois o plano de exploração ainda não está publicado. Para já, o que podemos ver é o despacho, que pode ser consultado abaixo:

Este é claramente mais um avanço para os pescadores de trutas que voltam a recuperar aquilo que lhes pertencia por direito próprio. Espero que esta concessão dê um passo importante para voltar a fomentar a pesca como um recurso turístico na região, abrindo estas águas aos pescadores que vêm de fora, em vez de as tornarem mais uma coutada para os ribeirinhos. Acho que está na altura de publicitar além fronteiras as grandes valências que o nosso país tem na pesca à truta, sobretudo em cenários espectaculares como aqueles que se encontram no Parque Nacional da Peneda-Gerês. Só assim poderemos valorizar os nossos recursos e financiar a sua preservação.

Se nos mantivermos com uma visão paroquiana, continuaremos a chafurdar na pobreza … das populações e das nossas massas de água .. Já não nos podemos dar mais a esse tipo de luxos!!

Comentários Facebook - Trutas.PT
Related Posts with Thumbnails




Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.