Rio Alfusqueiro em Novembro de 2012 – Campia

Rio Alfusqueiro em Novembro de 2012 – Campia

Recentemente passei pela freguesia de Campia e como, não podia deixar de ser, tive que ir ver como estava o Rio Alfusqueiro. Com a chuva das últimas semanas, estava à espera de ver um caudal bastante elevado, no entanto isso não se notava muito, pois a corrente parecia relativamente normal naquela zona em específico, isto apesar de a cor da água ser um pouco escura.

Possivelmente, a retenção das águas nas mini-hídricas mais a montante da praia fluvial poderiam estar a condicionar a evolução da corrente. Com o frio a entrar e a temperatura da água a baixar, certamente que as trutas se irão começar a preparar muito em breve para a desova. E por aquilo vimos, já têm água para isso no Alfusqueiro.

Esperemos que a chuva se continue a manter nos próximos tempos, pois para seca já chegou o ano passado. Efectivamente, as condições do ano passado foram tão más em alguns rios, que acabaram por se fazer sentir de forma bastante clara em termos de capturas e densidades de trutas. Nalguns casos, a quebra foi bastante substancial e no rio Alfusqueiro foi notória alguma queda de produtividade, especialmente quando por lá passei com a cana nas mãos.

Bem para já o cenário é animador e prometedor neste rio. Esperemos que tudo se mantenha assim nos próximos tempos 🙂

Comentários Facebook - Trutas.PT
Related Posts with Thumbnails




Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.