A truta dos anéis do Rio Vade …

A truta dos anéis do Rio Vade …


Já existem vários relatos de algumas aberrações encontradas durante jornadas de pesca às trutas em várias partes do mundo, mas até hoje nunca tive a oportunidade de ver nada de especial. Até ao dia em que visitei o Rio Vade pela última vez, em meados de Junho.

Durante uma pescaria que se processou de forma normal, tive a oportunidade de capturar um exemplar bastante estranho de truta fario. Estava no lote 1 do Vade e depois de um lançamento para montante da ponte romana, sinto uma picadela forte de uma truta, cravo e sinto uma luta forte do outro lado. A truta não era muito grande, mas mesmo assim deu uma luta agressiva. De qualquer forma, o tamanho não ajudava e rapidamente chegou ao meu alcance.

Quando a truta me parou nas mãos, notei algo de estranho. A truta tinha um aro de metal à volta do seu lombo e notava-se, pelas cicratizes na carne, que aquele objecto estranho já estava ali há algum tempo. Era uma truta com brinde … neste caso com anel …

Truta com aro preso ao lombo

O facto pareceu-me bastante estranho e o aro estava de tal forma cravado que a truta não se ia livrar dele sem ajuda. Para trás não passava e para a frente, a cicratiz e as barbatanas laterais funcionavam como obstáculos fortes à sua deslocação. Perante isto, resolvi dar uma ajuda e com jeito rapidamente libertei a truta deste objecto estranho e libertei-a em boas condições de saúde.

Sem ajuda, acredito que o destino da truta estaria traçado. Ou morreria ou iria andar sempre deformada com níveis bastante reduzidos de crescimento. Por aquilo que vi, parece-me que esta situação poderá ter sido o resultado da curiosidade da truta que encontrou este aro na vertical e o utilizou para se raspar e livrar de parasitas. A possibilidade de algum pescador mais perverso ter criado esta situação também me passou pela cabeça, mas não acredito que a estupidez chegue a tal nível.

De qualquer forma, fica aqui este registo para quem encontre uma situação semelhante. Para mim, a primeira vez que encontrei uma truta dos anéis foi no Rio Vade 🙂 🙂

Related Posts with Thumbnails




Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.