Repovoamento de trutas – Rio Corgo

Repovoamento de trutas – Rio Corgo

A marcar o início da temporada de pesca à truta de 2014, realizou-se uma sessão de repovoamento do Rio Corgo. A sessão de repovoamento foi realizada na concessão de pesca desportiva, próximo de Vilarinho de Samardã, que está a cargo da Associação de Caçadores e Pescadores “Fojo do Lobo”.

Repovoamento Trutas

O repovoamento consistiu na largada de 400 trutas com cerca de 19 cm e 1000 alevins. A largada foi realizada numa extensão de aproximadamente 2 kms de rio. O repovoamento ocorreu no dia 2 de Março de 2014 e contou com a presença do SEPNA e dos representantes regionais do ICNF.

Para mais sobre este repovoamento, podem consultar o site abaixo:


No global, e atendendo à situação bastante precária do Rio Corgo, sobretudo devido a questões de poluição, penso que este repovoamento é muito bem-vindo e deve marcar o início de uma política mais sustentada de regularização da população de truta comum deste rio. Sem uma limpeza eficaz do rio e um controlo apertado das fontes de poluição, as sessões de repovoamento vão apenas ter um efeito esporádico de aumento de densidade piscícola. É do interesse de todos que o Rio Corgo volte ao esplendor de antigamente, numa altura em que era considerado um dos principais rios truteiros do norte do país.

Comentários Facebook - Trutas.PT
Related Posts with Thumbnails


Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.