Convívio com trutas da Casa do Xisto

Convívio com trutas da Casa do Xisto


Recentemente, e em conjunto com alguns amigos e família, tive a oportunidade de visitar um parque de pesca desportiva pela primeira vez na vida. Não é um dos meus locais favoritos, mas não deixo de lhe reconhecer o devido valor para incentivar algumas pessoas a iniciar-se ou a desfrutar da pesca num contexto de total abundância de peixe. Este tipo de estratégia funciona sobretudo para os pequenotes que têm já algum interesse pela pesca, mas ainda não dispõem dos conhecimentos e idade para se fazerem aos rios. Como tal, este local é um bom sítio para se começarem a viciar.

Assim, e depois de juntarmos três casais e mais alguns amigos, resolvemos visitar a Casa do Xisto na Boalhosa em Paredes de Coura. À frente da gestão deste local, encontra-se o Sr. Décio que é uma pessoa bastante simpática e que nos acolheu da melhor forma possível, explicando-nos como tudo funcionava. No espaço que gere, tem cerca de 7 lagoas em funcionamento onde faz a gestão de diferentes lotes de trutas arco-íris e fario. As trutas arco-íris estão em clara superioridade numérica, com a maioria a ter um tamanho de 30 centímetros, ou seja, 300 a 400 gramas.

Para além dos lagos de trutas, o local também dispõe de um restaurante com capacidade para mais de 100 pessoas e onde se confeccionam vários pratos de carne e peixe, incluindo as trutas que forem pescadas pelos visitantes. Assim, os preços para a brincadeira são de 10 euros por kilo de truta pescada para levar para casa, devidamente acondicionada, e 15 euros por kilo de truta pescada para comer grelhada no restaurante.

Restaurante Casa do Xisto

Como é de esperar nestes locais, a densidade de trutas é verdadeiramente arrepiante e provoca autênticos ataque de riso quando se deixa cair o anzol na água. Mesmo só com anzol e sem isco, é possível capturar trutas, já que elas atiram-se em cardume a qualquer coisa que caia dentro de água. Assim, e utilizando umas canas da Índia com fio grosso e anzol grande, disponibilizadas junto do restaurante, é possível tirar rapidamente um kilo de trutas.

Cardume de trutas Casa do Xisto

Depois é só pedir para serem preparadas e rapidamente aparecem na nossa mesa com este aspecto delicioso:

Trutas grelhadas Casa do Xisto

No global, devemos ter pescado cerca de 13 trutas que pesaram cerca de 4 kg. Tudo isto em menos de 20 minutos. Foi um dia bem passado em que depois da pescaria passamos uma tarde a comer e a relaxar junto das lagoas da Casa do Xisto. As crianças adoraram e nós também …

Related Posts with Thumbnails




Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.