Albufeira de Touvedo – Concessão Total??

Albufeira de Touvedo – Concessão Total??




Para quem como eu já pescou várias vezes às trutas na Albufeira de Touvedo, é sempre mau saber que esta massa de água poderá em breve estar condenada a um concessionamento total. Efectivamente, a margem esquerda já estava entregue à Câmara Municipal de Ponte de Barca e agora a Câmara Municipal dos Arcos de Valdevez não lhe ficou atrás e resolveu tomar a margem direita na sua quase totalidade.

O despacho da nova concessão foi assinado no dia 11 de Dezembro e atribui 5 km de direitos de pesca à Câmara Municipal dos Arcos de Valdevez no troço entre o lugar de Igreja e o lugar de Gração. Isto pela módica quantia de 215,64 euros anuais.

Esta nova concessão acaba por colocar praticamente um fim à pesca livre na Albufeira de Touvedo. A partir da próxima temporada de pesca à truta, os pescadores terão que se dirigir às Câmaras Municipais para tirarem a licença especial e depois exercerem o seu direito de pesca.

Truta Touvedo Rapala

Para uma leitura mais atenta sobre o que foi feito, podem consultar o despacho abaixo:


Basicamente, mais uma concessão que nasce numa zona onde já tirei grandes exemplares e fiz grandes pescarias às trutas. No ano passado não passei por lá com grande vontade de tirar trutas, mas normalmente este é um dos locais de paragem obrigatória para mim.

Espero sinceramente que esta nova concessão não seja mais do mesmo, ou seja coutar para sacar dinheiro aos pescadores e nada fazer. Acho que esta zona merece uma política saudável de gestão da pesca desportiva que tenha uma visão de promoção da densidade de espécies piscícolas indígenas, como a truta. A limpeza das espécies invasoras neste local e a eliminação do furtivismo e da poluição são vectores a trabalhar para conseguir ter mais e melhores trutas.

Ainda me lembro de entrar em zonas praticamente inacessíveis na albufeira de Touvedo e ver 7 a 8 boas trutas a comer à mosca. E eu sem poder lançar a amostra 🙂 🙂 Bons tempos!!

Related Posts with Thumbnails


Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.