Depois de ter vindo a analisar em detalhe algumas amostras de pesca à truta, ainda não tinha tido a oportunidade de olhar a uma marca proveniente da Alemanha, mas rapidamente encontrei um registo à altura para resolver essa situação. Efectivamente, deparei-me no mercado com a marca DAM que produz várias amostras para a pesca de predadores de rio, nomeadamente o lúcio, achigã, o lucioperca e a truta. A DAM está em funcionamento desde 1875 e como tal possui já uma experiência bastante sólida na produção de amostras.
Apesar desta marca oferecer uma enorme diversidade de iscos artificiais, eu vou prestar sobretudo atenção a uma proposta de colher rotativa que é baseada no seu modelo standard e que procura inovar através da coloração da folha que, segundo a marca, utiliza um efeito de natureza 3D. Como podem comprovar pela coloração das folhas, o efeito que se procura criar é efectivamente o efeito das cores laterais de vários peixes que vão desde a truta arco-íris até à perca. Segundo o fabricante, esta nova coloração é claramente eficaz, sobretudo em águas que já estão bastante pescadas e onde os peixes já estão habituados a colheres normais … a comprovar 🙂
Em termos de tamanhos, esta colher está disponível em 5 opções. As mais leves apresentam 3 e 4 gramas. A colher média tem um peso de 6 gramas e as mais pesadas apresentam pesos de 10 e 12 gramas, respectivamente. Atendendo ao formato da folha e aos pesos propostos, penso que existem várias opções disponíveis para cobrir vários tipos de massas de água, bem como condições de pesca.
Ao nível do comportamento dentro de água, parece-nos que o funcionamento desta amostra deve ser similar à do modelo de base da DAM que é a Effzett spinner standard. Como podem ver pelo vídeo abaixo, a folha arredondada da DAM permite-lhe um ângulo de rotação bastante largo dentro de água o que também lhe confere um bom potencial para a emissão de vibrações.
Pelo funcionamento desta amostra, parece-nos que ela deve funcionar especialmente bem em águas mais paradas, mesmo com níveis bastante reduzidos de recuperação. Em termos de qualidade, e uma vez que estas amostras são produzidas por uma marca alemã, só podemos esperar um alto nível de controlo de produção. Em termos práticos, e no que diz respeito às nossas trutas, penso que esta poderá ser uma proposta interessante rivalizando com propostas já existentes de várias marcas consagradas como a Mepps e outras. Com preços de 1,95 euros para o modelo de 3 gramas até 2,15 euros para os modelos de 4 e 6 gramas, esta parece ser uma proposta bastante competitiva em termos de preço. Agora cada um decide 🙂
Se já tiverem pescado com estas amostras ou propostas similares da mesma marca, podem deixar aqui o vosso comentário.

You must be logged in to post a comment.