Colheres rotativas DAM Effzett

Colheres rotativas DAM Effzett




Depois de ter vindo a analisar em detalhe algumas amostras de pesca à truta, ainda não tinha tido a oportunidade de olhar a uma marca proveniente da Alemanha, mas rapidamente encontrei um registo à altura para resolver essa situação. Efectivamente, deparei-me no mercado com a marca DAM que produz várias amostras para a pesca de predadores de rio, nomeadamente o lúcio, achigã, o lucioperca e a truta. A DAM está em funcionamento desde 1875 e como tal possui já uma experiência bastante sólida na produção de amostras.

Apesar desta marca oferecer uma enorme diversidade de iscos artificiais, eu vou prestar sobretudo atenção a uma proposta de colher rotativa que é baseada no seu modelo standard e que procura inovar através da coloração da folha que, segundo a marca, utiliza um efeito de natureza 3D. Como podem comprovar pela coloração das folhas, o efeito que se procura criar é efectivamente o efeito das cores laterais de vários peixes que vão desde a truta arco-íris até à perca. Segundo o fabricante, esta nova coloração é claramente eficaz, sobretudo em águas que já estão bastante pescadas e onde os peixes já estão habituados a colheres normais … a comprovar 🙂

Em termos de tamanhos, esta colher está disponível em 5 opções. As mais leves apresentam 3 e 4 gramas. A colher média tem um peso de 6 gramas e as mais pesadas apresentam pesos de 10 e 12 gramas, respectivamente. Atendendo ao formato da folha e aos pesos propostos, penso que existem várias opções disponíveis para cobrir vários tipos de massas de água, bem como condições de pesca.

Colher DAM Effzett nature 3D

Ao nível do comportamento dentro de água, parece-nos que o funcionamento desta amostra deve ser similar à do modelo de base da DAM que é a Effzett spinner standard. Como podem ver pelo vídeo abaixo, a folha arredondada da DAM permite-lhe um ângulo de rotação bastante largo dentro de água o que também lhe confere um bom potencial para a emissão de vibrações.

Pelo funcionamento desta amostra, parece-nos que ela deve funcionar especialmente bem em águas mais paradas, mesmo com níveis bastante reduzidos de recuperação. Em termos de qualidade, e uma vez que estas amostras são produzidas por uma marca alemã, só podemos esperar um alto nível de controlo de produção. Em termos práticos, e no que diz respeito às nossas trutas, penso que esta poderá ser uma proposta interessante rivalizando com propostas já existentes de várias marcas consagradas como a Mepps e outras. Com preços de 1,95 euros para o modelo de 3 gramas até 2,15 euros para os modelos de 4 e 6 gramas, esta parece ser uma proposta bastante competitiva em termos de preço. Agora cada um decide 🙂

Se já tiverem pescado com estas amostras ou propostas similares da mesma marca, podem deixar aqui o vosso comentário.

Comentários Facebook - Trutas.PT
Related Posts with Thumbnails


Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.