5º Convívio Nacional de Pescadores de Trutas

5º Convívio Nacional de Pescadores de Trutas




No passado dia 1 de Maio, dia do Trabalhador, decorreu mais um convívio nacional de pescadores de trutas organizado em parceria pelos blogs Trutas.PT e Ninja Matrix. Na sua 5ª edição, desta vez este convívio teve lugar na linda Vila de Arganil e conseguiu juntar mais de 30 pessoas em mais um momento especial de pesca e sobretudo de convívio. Tivemos presenças de pescadores de vários pontos da nossa geografia, desde Monção, passando por Viana do Castelo, Covilhã, Porto, Cinfães, etc e até mesmo uma presença especial de Gibraltar que veio dar um carisma mais internacional ao nosso evento.

Tal como planeado, a abertura das hostilidades ocorreu no parque de merendas de Barril do Alva onde encontramos condições extraordinárias para realizar o nosso petisco, mesmo com ambiente de chuva. Mal chegamos, ficamos logo a saber que a primeira truta com mais de 30 centímetros já tinha sido arrancada das águas do Alva muito perto do local do convívio. Depois foi só juntar o pessoal numa zona coberta do parque de merendas e começar a atacar as fêveras, costeletas, alheiras e outros petiscos, sem deixar de lado a famosa broa de Campia, que chegou pelas mãos do nosso amigo António Ferreira. Tudo isto bem regado com vinhaça de alguns participantes.

Barril do Alva - 5º Convívio Nacional de Pescadores de Trutas

Depois do petisco, fizemos o caminho até ao troço mais a jusante do Alva, onde nos dedicamos a pescar durante cerca de hora e meia. Foi sobretudo uma boa oportunidade para desentorpecer as pernas, pois a pesca foi quase residual. Devem-se ter realizado 7 ou 8 capturas de trutas no total, sendo a grande maioria de muito pequenas dimensões. Mesmo assim, ainda deu para alguns pescadores tirarem umas fotos para colocarem no seu álbum do Facebook.

Torres às trutas no Rio Alva - 5º Convívio Nacional de Pescadores de Trutas

Depois da breve sessão de pesca, arrancamos em comitiva para o Restaurante “O Cantinho” que é famoso pelo seu Cozido à Portuguesa. Já lá estavam à nossa espera os Sr.s Presidentes das Câmaras Municipais de Arganil e Vila Nova de Poiares que se juntaram a nós para um excelente repasto que fez jus aos vários prémios gastronómicos que este restaurante tem ganho ao longo dos anos. Comida com ingredientes super frescos e com uma qualidade de primeira categoria, a fazer inveja a muito restaurante do roteiro Michelin que só vive de fama e não presta para nada!! Ainda me lembro da minha última visita ao restaurante do Avillez no Porto (o tal das estrelas Michelin) com o José Arieiro de onde saí com fome e onde o serviço foi péssimo. A única coisa onde carregaram bem foi na conta!! Uma autêntica vergonha comparada com a qualidade encontrada no Restaurante “O Cantinho”!!

Como podem comprovar pelas fotos abaixo, o convívio esteve sempre em níveis bastante elevados e posso mesmo afirmar que foi o convívio mais animado de sempre com muita alegria e especialmente com muitas histórias de pesca e de caça.

Preparativos para o almoço - 5º Convívio Nacional de Pescadores de trutas

5º Convívio Nacional de Pescadores de Trutas - 1

5º Convívio Nacional de Pescadores de Trutas - 2

Como nota final, só resta mesmo agradecer à Câmara Municipal de Arganil pelo excelente apoio que nos prestou em termos de logística e ao nível da escolha do Restaurante. Efectivamente, ficamos bastante agradados com a beleza natural deste município e especialmente com a forma como se tem afirmado no contexto nacional em termos da preservação da natureza e também da pesca. Esperamos que este evento sirva para criar ainda mais consciência sobre a importância da pesca à truta e que dê ainda uma maior dinâmica ao concelho nesta vertente. Uma última nota de agradecimento vai então para o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Arganil e para a Sra. Dra. Filipa Travassos que foram incansáveis na procura de nos proporcionar um bom acolhimento na zona.

Agora resta-me só agradecer a todos os participantes e esperar que daqui a um ano possamos estar todos outra vez com os pés debaixo da mesa a falar de pesca às trutas. É muito bom sinal por várias razões, mas sobretudo pelo facto de estarmos todos vivos e de termos mais histórias e emoções para contar!! Um bem haja a todos!!

Related Posts with Thumbnails


Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.