Barragem de Pisões – Setembro 2015

Barragem de Pisões – Setembro 2015


No início do mês passei pela zona do Gerês e tive a oportunidade de visitar e pescar brevemente na Barragem dos Pisões. Escolhi um dia com alguma nublina da parte da manhã que depois se foi dissipando a partir do meio dia, dando lugar a um sol radiante e a uma temperatura relativamente quente.

Em termos de caudal, fiquei bastante bem surpreendido pelo bom nível da albufeira que se encontra a níveis bastante razoáveis para a época do ano que atravessamos. O nível no entanto não é bastante elevado e permite superfície de pesca mais do que suficiente para quem quer dar uma volta ao spinning, não tendo que andar a subir e descer monte por causa da densa vegetação da margem, pois existe margem limpa a descoberto por quase toda a barragem.

No dia em que visitamos a barragem, a água estava relativamente quente, mas mesmo assim não vimos muitos sinais de eutrofização acentuada. Um bom sinal que faz pensar que possivelmente o nível de poluição desta barragem já estará mais controlado.

Barragem dos Pisões condições de pesca Setembro 2015 - 2

Em termos de pesca, deparei-me com mais 5 ou 6 pescadores a pescar na proximidade do viveiro e junto ao muro da barragem. Estavam todos a pescar ao fundo e não se via qualquer sinal de peixe. Efectivamente, as duas horas que perdi a pescar ao spinning, quer na margem direita, quer na margem esquerda, não produziram qualquer resultado, nem levaram à visualização de qualquer tipo de peixe predatório (achigã, truta ou lucioperca). Se bem que a escolha no dia poderá não ter sido a mais correcta, a verdade é que este tipo de situação pode ser indicativo de alguns problemas com falta de densidade de peixe ou então excesso de pressão de pesca. Esta última não me admirava muito, já que é durante as férias que mais pescadores vão dar umas voltas aos Pisões.

De qualquer forma, e para quem ainda quer fazer uns lançamentos às trutas, a pesca nos Pisões está aberta até ao final deste mês. Pode ser que ainda surja um dia de sorte em que saiam algumas!!!

Related Posts with Thumbnails




Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.