Barragem de Venda Nova – Setembro 2015

Barragem de Venda Nova – Setembro 2015


Durante o périplo pela zona do Gerês em inícios de Setembro, passei também pela Barragem de Venda Nova e tive oportunidade de verificar as condições da albufeira.

Tendo sido marcada nos últimos anos por fortes alterações do nível da albufeira, devido às obras realizadas na conduta entre Salamonde e Venda Nova, era de antecipar que a barragem de Venda Nova tivesse uma carga excepcionalmente baixa. Aliás, no ano passado por esta altura tive oportunidade de pescar nesta barragem com um nível bastante baixo, tendo que caminhar por mais de 300 metros de margem seca até chegar à água. Neste contexto, foi surpreendente encontrar um nível razoável na albufeira que permitia, não só pescar com bastante facilidade nas margens, mas também poder desfrutar de massa de água suficiente para justificar uma maior dispersão do peixe. Aliás, se olharem às fotos podem comprovar rapidamente qual o nível que encontrei.

Barragem de Venda Nova condições Setembro 2015

Em termos de gestão hídrica, fiquei surpreendido por verificar que a conduta de Salamonde estava a trabalhar através do rio Rabagão, gerando uma corrente considerável de água fria que agitava as águas de Venda Nova. Isto estava a acontecer em simultâneo com a descarga para produção de energia permitindo assim reduzir significativamente a temperatura média da água em zonas concretas da albufeira.

A nível de acção de pesca, foi possível verificar uma boa actividade por parte das carpas à superfície. Viam-se alguns bons exemplares de boa envergadura (cerca de 10 kg) que justificavam só por si a presença de alguns pescadores que, num caso concreto, se mantiveram fieis ao seu posto desde as 6 da manhã até ao final do dia. Ao nível de trutas, não conseguimos observar nenhum exemplar desde a margem, mas certamente que deveriam estar concentradas em águas mais profundas, que também estariam mais frias, facilitando assim a gestão da sua temperatura corporal.

No global, fiquei bastante surpreendido pela positiva com a passagem pela barragem de Venda Nova, já que me parece que finalmente vamos começar a ter variações menos drásticas no nível da albufeira. Isto é claramente um bom sinal, criando maior dispersão na população de peixes, permitindo maiores níveis de oxigenação e também um maior acesso a zonas de alimentação e desova.

Como devem saber, a pesca às trutas nesta barragem é permitida até Setembro, portanto, podem sempre fazer uma breve paragem para tentar a sorte se passarem por este local.

Comentários Facebook - Trutas.PT
Related Posts with Thumbnails




Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.