Alfusqueiro em finais de Janeiro de 2010.

Alfusqueiro em finais de Janeiro de 2010.






Aproveitando o facto de passar hoje (22/1/10) pela A25, resolvi parar no Alfusqueiro para analisar o estado do rio para a abertura da truta. Tomei a EN.333-2 no sentido de Oliveira de Frades e parei na ponte sobre o Alfusqueiro. Exactamente no local onde comecei a realizar a pescaria que aparece no artigo: http://www.trutas.com.pt/noticias/2010/01/dia-na-concessao-do-alfusqueiro. O rio apresentava excelentes condições para a pesca, como pode ser comprovado nas fotos que acompanham este post.

A água, apesar de fria, estava extremamente limpida e o caudal era o ideal para atacar à amostra, quer à colher, quer ao rapala. Como podem observar, o rio está neste momento a correr já dentro das suas margens. O afluente que observamos ainda estava a correr com alguma força, o que parece indicar que as chuvadas das últimas semanas encaminharam muitos nutrientes para o rio e permitiram que as trutas subissem às melhores zonas de desova. De facto, as margens do Alfusqueiro estavam bem limpas devido às cheias das últimas semanas. Hoje não visualizamos nenhuma truta, mas de certeza que lá estão à espera dos nossos iscos, desde que bem trabalhados!

No global, o panorama que se nos deparou foi extremamente favorável e se a meteorologia permitir, existirão condições para boas pescarias na abertura. Portanto, mais uns dias de chuva até Março, serão bemvindos.

Para mais informações sobre pesca à truta no rio Alfusqueiro, ver: http://www.trutas.com.pt/rio-alfusqueiro.html

Comentários Facebook - Trutas.PT
Related Posts with Thumbnails

Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.