Abertura às trutas 2010!

Abertura às trutas 2010!

Caros amigos pescadores de trutas, chegou o momento por nós tanto ansiado. Estamos a menos de um dia da abertura da pesca às trutas e já muitos de nós estão a finalizar os preparativos para se deslocarem ainda hoje para os locais de pesca (E eu não sou excepção 🙂 ). Quero aproveitar esta oportunidade para desejar a todos os colaboradores e visitantes do Trutas.PT, uma excelente abertura recheada de bons momentos de pesca e de amizade.

Para os verdadeiros praticantes do spinning, interessa essencialmente comprovar a boa forma em termos de lançamentos, escolhas de iscos e recuperações adequadas. Independentemente das capturas, uma boa abertura vai-se sobretudo medir pela capacidade de visualizar bom exemplares de trutas, de não perder amostras e pelos bons momentos passados com os amigos. Apesar de as condições dos rios não serem as melhores devido ao temporal da última semana, ainda assim há possibilidade de encontrar condições favoráveis ao spinning. Quer a chuva quer o vento estão a abrandar para níveis mais reduzidos e portanto os rios devem começar a descer os seus caudais desde hoje. Uns mais depressa do que outros em função das suas massas de água. Simultaneamente, a temperatura também apresenta valores bastante aceitáveis na ordem dos 11 graus, favorecendo a actividade das trutas. Possivelmente, alguns rios, pelo seu grande caudal ou existência de barragens, não estarão nas melhores condições para amanhã, mas ficarão em reserva para os próximos dias. Aliás, e como muitos sabem, os dias de abertura não são necessáriamente os melhores em termos de pesca propriamente dita.

Queria só deixar uma última palavra para a questão da segurança. Uma boa pescaria não é aquela em que se tiram muitas trutas, mas é aquela em que ninguém se aleija. Portanto, quer na estrada, quer no rio, aconselha-se uma postura defensiva. Até, porque as condições climatéricas ainda não estão totalmente estabilizadas e alguns de nós têm andado afastados das vertentes rochosas de alguns rios. Não vale a pena meterem-se em grandes aventuras, pois não há nenhuma truta que valha um vida humana.

Fica aqui um forte abraço para todos e agora a nossa pesca vai passar a ser mais offline do que online!  Boa sorte!

Related Posts with Thumbnails




Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.