Condições na Barragem de Paradela do Rio

Condições na Barragem de Paradela do Rio


Durante o fim de semana, resolvemos visitar o Gerês para verificarmos como estão as barragens a menos de uma semana da abertura. As barragens que visitamos foram as seguintes: Pisões, Paradela do Rio e Vendas Novas. Também aproveitamos o excelente dia de chuva (intermitente) para pescar no Alto Cávado e tivemos oportunidade de desfrutar de alguns momentos de grandes emoções num panorama espectacular. No entanto, mais sobre a pescaria noutros posts.

Relativamente à Barragem de Paradela do Rio, encontramos boas condições para a pesca à truta na abertura. Apesar do nível da albufeira estar um pouco elevado quando comparado com outros anos, verificamos que não se compara aquele que encontramos no ano passado. As obras de melhoria que estão a ser realizadas no muro da Barragem devem também ter dado o seu contributo para evitar níveis elevados da mesmo. Assim, acreditamos que a movimentação pelas margens deve-se realizar de forma normal e que não faltaram bons locais para tentar as trutas.

No que diz respeito à temperatura da água, verificamos que a mesma está relativamente fria e como tal apresenta valores normais para esta época do ano. Ainda vislumbramos alguns pequenos blocos de neve no topo dos cumes da redondeza, mas nada de especial. Assim, as baixas temperaturas causadas pelo degelo não serão um problema a ter em conta para este ano. As entradas de água do rio Cávado e dos ribeiros das redondezas apresentam caudais normais garantindo uma boa oxigenação da água e também uma boa entrada de nutrientes.

No global, parece-nos que a Barragem está pronta para mais uma tradição da abertura. Vamos ver é se as trutas querem colaborar 🙂

Related Posts with Thumbnails




Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.